Hortelã no chá ou suco de fruta ajuda a limpar o fígado e diminui inchaço na barriga

Hortelã no chá ou suco de fruta ajuda a limpar o fígado e diminui inchaço na barriga
Hortelã no chá ou suco de fruta ajuda a limpar o fígado e diminui inchaço na barriga – Reprodução

Hortelã no chá ou suco de fruta ajuda a limpar o fígado e diminui inchaço na barriga. O fígado é um órgão extremamente importante para o funcionamento do organismo, pois ele é responsável por desintoxicar o corpo e participa em diversos processos enzimáticos que são essenciais para a saúde.

Esse órgão pode ser afetado pela má alimentação, sedentarismo, consumo de álcool e tabaco, causando o chamado fígado gordo.

Para combater essa doença, é necessário fazer um acompanhamento médico e mudar a rotina, inclusive adicionando alimentos melhores à dieta, como fazer uso de hortelã para o fígado.

Veja também: Receita de Chá de Hortelã com Canela e Gengibre para emagrecer

Benefícios do hortelã para o fígado

As folhas de hortelã são poderosas. Além de aromáticas e saborosas para complementar diversas receitas, também trazem muitos benefícios à saúde.

Um deles é o uso de hortelã para o fígado. As substâncias amargas que compõem a hortelã fazem bem para a saúde do fígado e da vesícula, revitalizando os órgãos quando adicionada a um estilo de vida com alimentação leve e saudável.

Além do mais, quando o fígado está intoxicado por excesso de gordura ou bebida alcoólica, um chã de hortelã ou suco de fruta com hortelã vai ajudar a ativar a digestão, a reduzir o enjoo e o inchaço na região abdominal, inclusive por melhorar as condições do estômago e do intestino. Ela atua de forma generalizada no sistema gastrointestinal.

Receitas com hortelã para o fígado

Hortelã no chá ou no suco de fruta é bom para o fígado e diminui inchaço na barriga
Hortelã no chá ou no suco de fruta é bom para o fígado e diminui inchaço na barriga – Foto: Freepik

As principais receitas de hortelã para o fígado são os chás mornos, pois a água quente ativa ainda mais os efeitos da hortelã, além de ajudar a acalmar o sistema gastrointestinal e relaxar o corpo. Mas, você pode deixar o chá esfriar e tomar gelado, também pode fazer um suchá ou um suco. Aprenda todas essas receitas.

Chá de hortelã com gengibre

Quando estiver sentindo a barriga inchada e mal estar por ter exagerado na alimentação, a combinação de hortelã com gengibre é muito boa como uma receita digestiva.

Ingredientes

  • Folhas lavadas e picadas de hortelã: 1 colher (sobremesa);
  • Gengibre ralado na hora: 1 colher (chá);
  • Água fervente: 1 xícara.

Modo de preparo

  • Depois de ferver a água, tire do fogo, adicione a hortelã e o gengibre, tampe e deixe em infusão por uns 5 a 10 minutos.
  • Depois, coe e beba. Pode tomar morno ou deixar gelar na geladeira, mas deve tomar no mesmo dia, poucas horas depois de ter feito, para que não perca suas propriedades.

Suchá de hortelã com laranja e limão

Agora, se quiser uma opção geladinha e com sabor mais cítrico, que também vai ajudar a deixar o corpo mais forte, disposto e protegido, faça essa versão.

Ingredientes

  • Hortelã: 15 folhas;
  • Limão: 1 unidade;
  • Laranja: 1 unidade;
  • Água: 2 litros;
  • Mel: 1 colher (sopa), opcional.

Modo de preparo

  • Coloque num recipiente a água e as folhas de hortelã. Ferva por 5 minutos. Deixe repousar.
  • Esprema o limão e a laranja. Coloque os sucos numa xícara juntamente com 1 colher de casca de limão ralada (e bem lavada).
  • Se quiser, adoce com uma colher de mel.
  • Coe a infusão de hortelã. Misture ao suco de limão e de laranja.
  • Beba todos os dias durante 1 semana, aliando a uma alimentação natural, rica em nutrientes e de fácil digestão.

Suco de hortelã com abacaxi e melão

Se você gosta mesmo é do sabor da hortelã triturada no suco, que fica mais intenso, também é uma ótima ideia.

Essa receita é cítrica, por causa do abacaxi, e o melão vai deixar ainda mais saboroso substituindo a água.

Ingredientes

  • Melão: ¼ de unidade sem casca e sem sementes;
  • Abacaxi: 3 rodelas sem casca;
  • Hortelã fresca picada: 1 colher (sobremesa).

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se achar muito grosso, adicione mais melão ou um pouco de água.
  • Para absorver todos os nutrientes, evite coar. Beba em seguida.

Atenção!

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Para obter os resultados esperados também é preciso levar um estilo de vida saudável e equilibrado.

Fonte: Dicas Online

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