Hatha Yoga: perca peso com essas posturas

Hatha Yoga: perca peso com essas posturas
Hatha Yoga: perca peso com essas posturas. © Freepik

Hatha Yoga: perca peso com essas posturas.

Se os diferentes estilos de ioga fossem camadas, a Hatha ioga seria a base. A prática meditativa anti-stress concentra-se em muitas das posturas básicas de ioga, tornando-se uma introdução perfeita para iniciantes.

Mas iogues experientes também podem se beneficiar. Dependendo do instrutor de ioga e do estúdio que você frequenta, as aulas de Hatha Yoga podem variar de um fluxo constante a uma aula lenta e suave.

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O que é Hatha Yoga?

É um termo geral para prática física, portanto, outros tipos de ioga, como Ashtanga e Vinyasa, são todas formas de Hatha ioga.

Hatha em sânscrito é uma combinação de ha (sol) e tha (lua) e representa a união de dois opostos. Este ioga é preenchido com uma série de posturas físicas, ou asanas, que fortalecem o corpo e melhoram a flexibilidade. Também permite que os praticantes descubram algo mais profundo dentro de si mesmos, criando equilíbrio e unindo opostos não apenas na prática física, mas também em seus corações e mentes.

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A beleza do Hatha é que, por meio dos oito ramos da ioga, cada indivíduo recebe seu próprio remédio exclusivo para algo de que precisa em sua vida naquele momento. Esses oito ramos do yogas são os princípios do yoga para viver uma vida com propósito, encontrados no guia de yoga, Yoga Sutras de Pantanjali, do sábio Sri Swami Satchidananda. Eles são:

  • Yama (moderação)
  • Niyama (observância)
  • Asana (postura)
  • Pranayama (controle da respiração)
  • Pratyahara (retirada dos sentidos de seus objetos)
  • Dharana (concentração)
  • Dhyana (meditação)
  • Samadhi (contemplação)

O que faz o Hatha se destacar é que ele ensina como aplicar os princípios da ioga na vida diária. Por exemplo, usar seu pranayama para fazer asanas ajuda a fortalecer a conexão entre o corpo e a respiração e treina você a sentar-se em silêncio.

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O equilíbrio é muito difícil de alcançar em nossa cultura acelerada. Dito isso, muitas das posturas que você encontrará no Hatha Yoga envolvem equilíbrio e transições lentas entre as posturas para realmente enfatizar a respiração.

Quais benefícios isso traz?

Pode melhorar a mobilidade e amplitude de movimento

Praticar ioga regularmente pode aumentar a flexibilidade e a energia, melhorar a força e o tônus ​​muscular e promover uma melhor respiração e perda de peso. E como muitas das posturas de ioga no Hatha envolvem passar gradualmente da posição sentada para a posição em pé, você também trabalhará na sua amplitude de movimento e mobilidade articular.

Na verdade, um ensaio clínico randomizado e controlado de maio de 2012 no Journal of Complementary and Alternative Medicine, que incluiu 250 participantes com osteoartrite nas articulações do joelho, descobriu que aqueles que fizeram Hatha ioga, além do controle da dor, viram mais melhorias em marcha e amplitude de movimento do joelho do que aqueles que realizaram exercícios terapêuticos após o controle da dor.

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Pode melhorar sua flexibilidade

Você também realizará posturas que incorporam os músculos e membros da parte superior e inferior do corpo, de forma que desenvolverá uma maior consciência corporal e aprenderá a se mover com mais atenção, o que pode promover uma boa postura e flexibilidade. Isso é particularmente útil para pessoas com articulações rígidas, bem como para atletas que desejam melhorar seu desempenho.

Um estudo de junho de 2015 em Medicina Complementar Baseada em Evidências, que incluiu 154 adultos chineses de meia-idade, descobriu que após 12 semanas de Hatha Yoga, os participantes melhoraram sua flexibilidade e força muscular e resistência.

Ajuda a controlar o estresse

Uma das coisas que você aprenderá rapidamente no Hatha Yoga é que não apenas sua respiração o ajuda na transição entre as posturas, mas a respiração consciente o ajuda a realizar posturas novas e difíceis. Isso pode facilmente se traduzir em uma vida fora do tapete. Mas uando você está passando por momentos estressantes, concentrar-se na respiração pode ajudar a aliviar sua mente.

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Pode promover perda de peso

A prática de hatha ioga pode ajudá-lo a perder peso. Há muitos benefícios em fazer isso regularmente, mas o benefício mais notável pode ser a perda de peso a longo prazo.

De acordo com a Harvard Health Publishing, apenas 30 minutos podem queimar entre 120 e 178 calorias, dependendo do seu peso.

Ainda assim, a hatha ioga não tem o mesmo poder de queima de calorias que os exercícios cardiovasculares. Para perder peso, é melhor complementar sua prática de Hatha Yoga. Assim, faça atividades regulares, como caminhada, corrida, ciclismo ou natação, e uma dieta saudável com controle de calorias.

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