Governo pede ação do INSS contra reclamações de consignado pelo C6 Bank

Governo pede ação do INSS contra reclamações de consignado pelo C6 Bank
Governo pede ação do INSS contra reclamações de consignado pelo C6 Bank – Reprodução

Governo pede ação do INSS contra reclamações de consignado pelo C6 Bank

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, pediu ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que sejam tomadas providências sobre o credenciamento do C6 Consig (antigo Banco Ficsa), controlado pelo C6 Bank.

+Como manter seu benefício do INSS durante o pente fino da Previdência

De acordo com a Senacon, houve um aumento nos registros de reclamações de consumidores contra o banco. A principal queixa envolve a avaliação das condições necessárias para a continuidade das operações de empréstimos consignados.

Em sua plataforma de reclamações (consumidor.gov.br), a Senacon constatou que, do total de reclamações apresentadas contra a financeira de janeiro a setembro (707), dois terços (471) foram feitas somente no último mês.

+Quase 50% dos recursos destinados aos precatórios vão para indenizações contra o INSS

Além disso, o órgão afirma ter recebido relatos de dificuldade de contato com a empresa, descontos de empréstimos consignados sem terem sido contratados, e supostos acessos, por terceiros, dos registros do aplicativo “Meu INSS” de aposentados e pensionistas.

Empresa diz que média de reclamações está em queda

Procurado pelo UOL, o C6 Bank afirmou, em nota, que, apesar do aumento no número de reclamações ter aumentado, a média de queixas considerando a proporção de empréstimos concedidos, está em “forte queda”.

+Simulador do INSS calcula renda para quem vai se aposentar em até 5 anos

“Em setembro, essa porcentagem foi inferior à média do primeiro semestre”, disse o banco, sem revelar os números.

O C6 disse, ainda, que as regras estabelecidas para os correspondentes bancários, parceiros do banco na oferta de crédito consignado, envolvem ação imediata quando há qualquer situação de não-conformidade.

+Prazo para desbloquear atrasados do INSS é ampliado

“Todos os casos são resolvidos sem prejuízo ao consumidor. Nossa equipe segue disponível para prestar o melhor atendimento aos nossos clientes”, afirmou banco.

O banco revela que mais de 100 mil contratos de crédito consignado foram fechados em setembro e afirma que “as 471 reclamações registradas na plataforma no último mês representam uma pequena parte do total”.

+INSS: prova de vida está suspensa até 31 de outubro

Fonte: Uol

PODE LHE INTERESSAR