Gengibre – Propriedades, benefícios e contra-indicações

Gengibre - Propriedades, benefícios, contra-indicações e efeitos colaterais
Gengibre – Propriedades, benefícios, contra-indicações e efeitos colaterais. © iStock

Gengibre – Propriedades, benefícios e contra-indicações

Quando você quer perder os quilos extras que estão em seu corpo, muitos o fazem não só por razões estéticas, mas por saúde. O gengibre é uma boa erva medicinal que pode ajudar nesse aspecto, pois possui propriedades muito benéficas. Existem inúmeras receitas com esta planta, entre as quais se destaca o chá de gengibre.

No entanto, como qualquer outro produto natural, existem certas contra-indicações e possíveis efeitos colaterais que você deve ler antes de consumi-lo. Além de seus benefícios e propriedades, neste extenso artigo falaremos sobre todas as características de cura, mitos e fatos do gengibre. Se você quer saber para que serve, continue lendo.

+Receita fácil de como fazer sabão de coco caseiro

Conheça as propriedades, benefícios e contra-indicações do gengibre

Propriedades medicinais

Sua capacidade curativa na medicina não é novidade. Existem figuras históricas, como Galeno, que o usou para várias condições. É considerado parte da medicina tradicional chinesa, já que na Ásia sempre gozou de boa popularidade.

Pode ser ingerido de várias formas, como condimento, em sobremesas ou em infusões, que veremos mais tarde.

+Descubra os benefícios das máscaras de abacate no rosto e no cabelo

Benefícios para perda de peso

O chá de gengibre é considerado muito benéfico para perder peso de forma eficaz, desde que você se ajude a manter uma dieta saudável e balanceada. Existem estudos cujas alegações estão relacionadas à redução da retenção de líquidos e ao aumento da sensibilidade à glicose. São pontos fundamentais para perder quilos.

Além disso, alguns especialistas acreditam que serve para aumentar a serotonina, assim como o ácido hidroxicítrico em Garcinia Cambogia. O efeito desse hormônio é uma leve diminuição do apetite, ou seja, diminui a vontade de comer à medida que aumenta a saciedade. Abaixo mostramos como tomar para perder peso.

+Máscaras de arroz para deixar seu cabelo mais liso, longo e brilhante

Melhora a digestão

O pó de gengibre tem propriedades que facilitam a digestão. Serve para promover a secreção de suco gástrico. Por outro lado, as diferentes partes do intestino são nutridas para que o processo seja muito mais suave e agradável. O resultado é menos produção de gases, menos problemas de indigestão e um aumento na ingestão de nutrientes essenciais pelo nosso corpo, eliminando aqueles de que não precisamos. É bom para perder peso.

+Aprenda como aromatizar o ambiente com alecrim

É rico em shogaol e gingerol

São duas moléculas presentes na planta medicinal do gengibre. Aparentemente, estimulam o metabolismo celular, aumentando assim o consumo de reservas energéticas para queima de gordura. Um dos motivos é que mais calor corporal é produzido. Não é o mesmo que praticar esportes, mas pode ser útil.

É um afrodisíaco

Ideal para o seu parceiro e para você. Se precisar de ajuda extra ou fazer coisas novas, pode ser uma boa escolha devido às suas qualidades afrodisíacas.

+Cinco frutas com poder antienvelhecimento para incluir em sua dieta

Ingrediente ativo em cosméticos

Muitos cremes anti-envelhecimento têm gengibre por sua propriedade antioxidante. O mundo dos cosméticos está repleto de ingredientes vegetais ativos, este é um exemplo claro do que funciona idealmente. Os anticelulite também o integram em sua composição para queimar gordura. É melhor integrá-lo em suas máscaras caseiras.

+Trate seus cabelos oleosos com argila, limão e banana

Receitas: como fazer chá de limão e gengibre

O preparo de uma infusão de gengibre com limão é extremamente fácil, além de possuir um sabor muito rico, aromático e agradável. Em outro post já ensinamos como fazer chá, mas repetimos aqui resumidamente, porque é muito bom, delicioso.

Aqueça a água em uma chaleira até que comece a ferver.

Para três pessoas, leve ou compre 80g das raízes da erva.

Lave bem com água, descasque e corte em porções pequenas.

+Aprenda sobre os incríveis benefícios da manteiga de karité na beleza

Quando a água estiver para ferver, acrescente o gengibre e espere 5 minutos. Se não tiver uma chaleira, pode aquecer uma caneca no micro-ondas. Cubra a caneca e deixe descansar por 5-7 minutos.

Como pode haver caroços, você deve coar a infusão.

Adicione algumas gotas de limão a gosto.

Sirva o chá.

Experimente esta receita, você vai adorar o seu sabor.

+O ácido láctico e seus maravilhosos benefícios para peles sensíveis

Contra-indicações e efeitos colaterais

Embora esta planta seja muito boa para o corpo, deve-se sempre ter cuidado se for consumida como parte de um tratamento, pois qualquer planta medicinal tem efeitos colaterais. A primeira coisa que você deve fazer se tiver alguma dúvida é perguntar ao seu médico, principalmente se estiver tomando algum medicamento que possa interagir.

Algumas de suas contra-indicações:

  • Não consuma durante a gravidez. Nem na lactação.
  • Não dê a crianças ou idosos em altas doses.
  • Evite infusões em caso de úlceras, gastroenterite ou outras condições gastrointestinais.
  • No período de menstruação.

Qualquer outra pergunta, você sabe, pergunte.

+Como fazer sabonetes naturais para o rosto, corpo e cabelo

Você pode perder peso naturalmente com gengibre?

Qualquer forma de usar o gengibre, seja em infusão, tempero em pó, fresco ou em outra receita, vai lhe dar um ganho na perda de peso e diminuir o nível de gordura acumulada no corpo. Lembre-se das contra-indicações e efeitos adversos citados, pois é fundamental não cair neles. E lembre-se, alimente-se de forma saudável e pratique esportes para aumentar o efeito de seus benefícios e propriedades.

PODE LHE INTERESSAR