Gengibre e cúrcuma: tudo o que você precisa saber sobre seus benefícios

Gengibre e cúrcuma: tudo o que você precisa saber sobre seus benefícios
Gengibre e cúrcuma: tudo o que você precisa saber sobre seus benefícios. © Freepik

Gengibre e cúrcuma: tudo o que você precisa saber sobre seus benefícios

Certamente você já ouviu falar que tanto o gengibre quanto o açafrão são duas plantas consideradas superalimentos , o que se refere às suas ótimas propriedades nutricionais e aos nutrientes que seu consumo regular contribui para o corpo, embora talvez entre tantas informações seja difícil descobrir como podemos diferenciá-los e aproveite todas as suas vantagens, por isso, aqui lhe oferecemos um guia rápido.

Ambas as plantas são muito semelhantes no aspecto físico , pois sua origem está localizada no sul da Índia , em áreas úmidas quentes e florestas tropicais, onde cresceram como flora terrestre nativa desta região. Embora por fora pareçam uma raiz torta, quando cortados, o gengibre tem uma tonalidade amarelo claro, enquanto o açafrão tem uma cor laranja poderosa, razão pela qual foi muito usado como corante corporal e têxtil por muitos anos.

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Isso, é claro, não impedia que fosse usado na gastronomia , onde também era usado para colorir alimentos. A cúrcuma  é uma especiaria usada para fazer caril , mas ele também é amplamente utilizado em chás . Por sua vez, o gengibre tem sido muito utilizado na cozinha pelo seu sabor forte , como aperitivo ou como especiaria , embora as bebidas refrescantes de gengibre, na ginger ale ou nos chás, também sejam famosas .

O uso do gengibre e do açafrão se espalhou para a Europa e com o tempo para a América, onde é cada vez mais usado na gastronomia e como elemento de remédios caseiros para combater várias doenças, aqui contamos um pouco sobre todos os benefícios que ambas as plantas têm.

Benefícios do gengibre e cúrcuma

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Nas propriedades do gengibre podemos numerar fibras alimentares, açúcares e proteínas, além de minerais como manganês, ferro, magnésio, zinco, além de vitaminas como niacina ou B3, B6, riboflavina ou B2 e tiamina ou B1. Ele também contém compostos não voláteis, como gingerols e shogaols quando secos ou cozidos, bem como zingerona produzida a partir de gingerols.

No açafrão podemos encontrar fibras dietéticas, proteínas, açúcares, minerais como ferro, magnésio, zinco, potássio, fósforo e cálcio, embora tenha vitaminas como E, K, riboflavina ou B2, niacina ou B3 e B6, entre outros. . Ele também contém curcuminóides, entre os quais estão a curcumina, a desmetoxicurcumina e a bisdemetoxicurcumina, dos quais o primeiro foi estudado posteriormente; Ele também contém óleos voláteis, como turmerone, atlantone e zingiberene.

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Tudo o que foi dito acima parece impressionante. Como uma raiz tão pequena pode conter tantas propriedades nutricionais? No entanto, como isso pode se traduzir em benefícios para a saúde? Aqui nós dizemos a você:

Benefícios de gengibre

* Combate a inflamação, razão pela qual é utilizado em muitas condições, sejam digestivas, articulares ou problemas relacionados com este problema, como dores de cabeça ou menstruação.

* Combater problemas digestivos como cólicas, diarreia, perda de apetite, flatulência, indigestão ou náusea.

* Acelera o metabolismo, razão pela qual é bom para perda de peso.

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* Protege o sistema imunológico.

* Combata problemas respiratórios como gripe, febre, dor de garganta, bronquite, asma, amigdalite, tosse.

* Possui propriedades analgésicas, anti-histamínicas, anti-sépticas, antitússicas, adstringentes e carminativas, entre outras.

Benefícios da cúrcuma

* É usado como um remédio natural para dores de estômago, pois ajuda a reduzir a inflamação, acalma e previne azia e outros distúrbios digestivos.

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* Também é recomendado para pessoas com pouco apetite, dispepsia, gastrite ou digestão lenta, pois estimula a produção de suco gástrico e pancreático.

* Combate a formação de gases no intestino, evitando a flatulência e as cólicas intestinais. Entre outros benefícios.

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