Gases? Com esses alimentos você pode evitar a incômoda flatulência

Gases? Com esses alimentos você pode evitar a incômoda flatulência
Gases? Com esses alimentos você pode evitar a incômoda flatulência. Foto: Divulgação Star Glow

Gases? Com esses alimentos você pode evitar a incômoda flatulência

Quem não teve um momento de desconforto por causa dessas flatulências involuntárias?  E não há lugar onde possamos nos esconder por causa da vergonha que sentimos se isso acontecer conosco em um lugar público, com nossa família ou com nosso parceiro. Embora sejam uma reação natural do corpo, derivada do excesso de gases no intestino que causa espasmos, eles ainda são irritantes. A maioria dos casos deve-se ao fato de a pessoa afetada engolir muito ar, mas qualquer que seja a causa, você deve estar se perguntando  se existe uma forma de os eliminar ou prevenir.

Há uma lista de alimentos que você pode consumir se quiser evitá-los, mas não só. Também deve-se levar em consideração que comer rápido, em local muito frio ou movimentado, são fatores que favorecem o seu desenvolvimento.

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Legumes também causam gases

Um exemplo de nutriente que causa esse efeito no corpo humano são os oligossacarídeos, um tipo de amido encontrado em algumas leguminosas, que nosso intestino não consegue quebrar e permanece não digerido até atingir o cólon , onde se decompõe por fermentação bacteriana, que produz gases. Por isso é recomendável cozinhá-los e molhá-los bem, para reduzir os efeitos incômodos que podem produzir no corpo.

Algo muito parecido acontece com quem tem intolerância à lactose, porque enquanto o corpo não consegue tirar proveito desses nutrientes, nossa flora intestinal pode, mas em troca de um preço irritante, como a flatulência , que são aqueles gases que faltam absorção, aí não resta escolha senão expulsá-los e quando são muitos podem irritar a parede intestinal, aumentar os movimentos peristálticos, o que causa alguma diarreia ou necessidade de evacuação.

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Portanto, para evitar esses incômodos  recomendamos que você siga nosso guia de alimentos que podem prevenir a flatulência. Dizemos como e quando consumi-los.

1. Gengibre, antes de cada refeição

O maravilhoso e multifacetado pó de raiz fresca ou seca tem a capacidade de estimular a função digestiva pancreática e biliar se for ingerido no início de cada refeição. O gingerol é o principal componente bioativo do gengibre , responsável por grande parte de suas propriedades medicinais. Possui ótimos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Você pode comer uma ou 2 fatias por dia e perceberá a diferença ao terminar de comer.

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2. Vinagre de maçã

Esse alimento é ideal para a microbiota intestinal, pois também contém ácidos orgânicos que promovem a formação de ácido clorídrico no estômago. Você pode tomar uma colher de sopa por dia. 

3. Abóbora

Além de fortalecer o sistema digestivo , é um dos alimentos para tonificar os órgãos que o compõem. Devido ao seu sabor doce e natureza neutra, não desestabiliza a energia do jiao médio, mas a fortalece. Consumir 3-4 vezes por semana.

4. Arroz integral 

Além do milho, este é um dos cereais mais bem digeridos e que menos resíduos metabólicos deixa. Você pode deixar de molho por algumas horas para evitar o que ‘Você já sabe’. Obtenha 2 a 3 vezes por semana.

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5. Mamão

Essa fruta auxilia na digestão das proteínas, graças às suas enzimas digestivas (bromelaína e papaína), que, como o abacaxi podem ajudar na prevenção da flatulência. Se você escolher o abacaxi, é aconselhável comer o caule central. Se preferir mamão papaia, coma 2 fatias por dia.

6. Menta

É carminativo e auxilia na digestão de leguminosas e alimentos ricos em gordura. É considerado um tônico para o sistema digestivo. É usado seco ou fresco, algumas folhas todos os dias.

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