Frutas e vegetais que ajudam a retardar o envelhecimento

Frutas e vegetais que ajudam a retardar o envelhecimento
Frutas e vegetais que ajudam a retardar o envelhecimento. © Freepik

Frutas e vegetais que ajudam a retardar o envelhecimento

Uvas, pimentões e cacau, entre tantos outros alimentos, não só fornecem nutrientes para a saúde do corpo, mas também são frutas e vegetais que embelezam ao retardar o envelhecimento fisiológico. E neste caso, não se trata apenas de fazer com eles tratamentos naturais para aplicar em casa, mas dos benefícios que se obtêm com a sua ingestão diária.

Parece um clichê que a beleza começa de dentro, mas é definitivamente verdade. Uma dieta equilibrada é fundamental não apenas para manter um sistema imunológico forte, mas também para ter uma aparência saudável e, conseqüentemente, bem.

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Elena Escudero, especialista em medicina interna e mestre em nutrição clínica, consultada pela EFE Salud, recomenda o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, pois melhoram a vitalidade da pele e combatem os sinais de fadiga.

Substâncias poderosas

Antioxidantes, como polifenóis e beta-carotenos, presentes em muitos vegetais e frutas, são responsáveis ​​por proteger as estruturas do corpo contra os radicais livres relacionados ao envelhecimento fisiológico. Além disso, as vitaminas A, B e C estão relacionadas à saúde do cabelo e da pele.

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Os polifenóis têm funções antiinflamatórias, evitam a degradação da elastina e do colágeno, mantendo a firmeza da pele. Estão presentes em alimentos como a uva, incluindo vinho, cacau, azeite de oliva extra virgem, maçã e mirtilo, entre outros.

Os beta-carotenos, por sua vez, são pigmentos pertencentes ao grupo dos carotenóides, que dão a muitos alimentos a cor amarela, vermelha e laranja.

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De acordo com Medline Plus, uma publicação da Biblioteca de Medicina dos Estados Unidos, o uso de beta-caroteno está associado à prevenção de muitas doenças, incluindo alguns tipos de câncer, doenças cardíacas e osteoartrite, entre outros, mas também é usado para atrasar o envelhecimento da pele e doenças como psoríase e vitiligo. Ele também é usado para prevenir queimaduras solares na pele.

Está presente na cenoura, páprica, brócolis, espinafre, abóbora, manga e maçã entre outros.

Dentre muitos alimentos que contêm as poderosas substâncias descritas, esses são os que apresentam mais nutrientes associados à beleza e aos cuidados com a pele.

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Veja as frutas e vegetais que ajudam a retardar o envelhecimento

Uvas

A indiscutível rainha da beleza é a uva. Seus componentes fazem parte de fórmulas de loções, cremes, soros e muito mais, mas ao ingeri-los também obtemos seus poderosos nutrientes. Um detalhe interessante é que os derivados da fruta também oferecem muitos benefícios. Por exemplo, o óleo de semente de uva é rico em vitamina E e tem propriedades restauradoras; e os flavonóides do vinho têm papel fundamental na proteção do sistema cardiovascular, além de ativar enzimas no organismo que também são antioxidantes.

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Cacau

Conforme explicado na revista Nutrición Hospitalaria, o estudo do cacau e seus derivados tem gerado grande interesse entre os cientistas, pois devido ao seu grande poder antioxidante, é considerado ideal para uso na prevenção e tratamento de patologias associadas ao estresse oxidativo e doenças cardiovascular. Os polifenóis do cacau também possuem propriedades antiinflamatórias e seus derivados são amplamente utilizados na indústria cosmética.

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Frutas vermelhas

Mirtilos ou frutas vermelhas, morangos e framboesas são frutas ricas em antioxidantes, como polifenóis e vitamina C, o que os torna um excelente recurso para combater o envelhecimento precoce. Mantenha-os longe da luz solar.

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Pimentas

As pimentas, principalmente as vermelhas, são ricas em beta-caroteno, vitamina A e ácido fólico, mas esse vegetal também contém 210% da vitamina C recomendada para consumo diário, enquanto a laranja tem apenas 106%. Todos esses nutrientes, além de favoráveis ​​aos cuidados com a pele, são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, segundo César Yegres B., autor do livro 35 alimentos que potencializam o sistema imunológico.

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Brócolis

Os vegetais desta maravilhosa cor verde escuro, além do beta-caroteno, contêm vitamina A, que ajuda a fortalecer os cabelos e é essencial nos tratamentos anti-envelhecimento. Além disso, o brócolis contém glutationa, um antioxidante que ataca os radicais livres, minimizando seus danos ao corpo. Tanto o brócolis quanto outros vegetais verdes podem ser consumidos escaldados, ou seja, fervidos por alguns minutos e depois mergulhados em água gelada para parar de cozinhar. Eles também podem ser mantidos congelados para consumo posterior.

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Cenoura

Historicamente reconhecido como um alimento relacionado aos cuidados com a pele, é rico em beta-caroteno, responsável pela geração de vitamina A no organismo, que ajuda a retardar o aparecimento de rugas e flacidez. É aconselhável consumir fresco e retirar a pele apenas antes de comer.

Além de manter uma alimentação equilibrada, hidratação saudável do corpo e sono adequado, outras estratégias anti-envelhecimento recomendadas pela revista Dermato Endocrinology são o uso de protetor solar – continuaremos a dizê-lo – e a consulta de um especialista sobre o uso de produtos com propriedades anti-envelhecimento, bem como a aplicação de peelings químicos, entre outros tratamentos.

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