Frutas cristalizadas: siga estas dicas simples para fazer em casa

Frutas cristalizadas: siga estas dicas simples para fazer em casa
Frutas cristalizadas: siga estas dicas simples para fazer em casa. Foto: Istock

Frutas cristalizadas: siga estas dicas simples para fazer em casa

A fruta cristalizada é aquela que é submetida a uma calda de cozimento e deixada secar, para ser conservada por muito tempo e não necessitar de outros métodos de conservação. Tem uma aparência brilhante, ótima textura, podendo ser apresentados em formas divertidas. É amplamente utilizado para fazer receitas doces .

>>Como fazer queijo cottage? Prepare esta receita caseira e simples

Também é chamada de fruta caramelizada  devido ao aspecto final que adquire com o processo. Em relação ao processo, o objetivo principal é fazer com que a fruta perca a umidade em seu interior, para isso a água deve ser substituída por açúcar e assim ser preservada por longos períodos. Da mesma forma, é um processo longo que envolve vários dias de preparação.

Como são feitas as frutas cristalizadas?

>>Conheça os alimentos que causam mais inflamação e reduza o seu consumo

Para realizar essa técnica, os ingredientes necessários são frutas como laranja, abacaxi, pêra, cereja, ameixa, maçã, pêssego e kiwi.  Os outros ingredientes são açúcar e água.

Para começar a fruta deve estar limpa. Também não deve ter pele e as sementes devem ser extraídas. Todas devem ser picadas de acordo com a forma que se deseja apresentar, cubos, tiras ou gomos, embora seja recomendado deixar inteiras as pequenas como as cerejas.

>>5 alimentos que o ajudarão a ter uma pele radiante

Ferva a calda de agua e açúcar por 2 ou 3 minutos e a consistência deve ser ligeiramente espessa. Em seguida, as frutas são imersas na calda, fora do fogo, com o auxílio de uma peneira. Deixam-se marinar por 24 horas, depois as frutas são escorridas e mais 60 gramas de açúcar são adicionados à calda, deixe ferver por um minuto e regue com as frutas. Deixe marinar outro dia e estará pronta.

PODE LHE INTERESSAR