Final de semana junino com tempo chuvoso no litoral baiano

As condições do tempo previstas para a Bahia, nesse primeiro final de semana do inverno que, também coincide com o feriado de São João, não deverão ter mudanças significativas, ou seja, continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco é quem continua predominando, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a permanência desse sistema também está contribuindo para manter as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas deverão variar entre 34°C e 36°C. Somada a essa condição de tempo quente e seco, a vegetação já ressecada também aumenta o risco de surgir novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aquelas já existentes. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo, principalmente durante esse período de festas juninas, quando este é muito utilizado para os festejos.

Na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde essa massa de ar influencia com menos intensidade, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico poderão contribuir para formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas. Mesmo assim, nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Nordeste baiano, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas mais intensas.

Com essa previsão de chuvas nessas áreas, além da chegada do inverno, as temperaturas serão mais amenas, com máximas variando entre 28°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 32°C (na região Nordeste). Também são nessas regiões onde se esperam as menores temperaturas do Estado, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C. Outra região, onde também são esperadas baixas temperaturas, é o Oeste baiano, pois o tempo seco deverá contribuir para estas diminuam rapidamente, podendo chegar aos 15°C durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Salvador e região metropolitana

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas, as temperaturas terão poucas mudanças, ou seja, com mínimas de 21°C e máximas de 32°C.

PODE LHE INTERESSAR