FGTS: descubra 4 chances para sacar o dinheiro do Fundo

FGTS: descubra 4 chances para sacar o dinheiro do Fundo
FGTS: descubra 4 chances para sacar o dinheiro do Fundo

FGTS: descubra 4 chances para sacar o dinheiro do Fundo.

Instituído em setembro de 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista que funciona com a arrecadação de 8% do valor do salário.

>>FGTS: Saque-Aniversário 2021 possui datas disponíveis; veja calendário

A quantia é depositada em uma conta poupança vinculada ao contrato de trabalho que o cidadão pode reivindicar. Porém, para ter acesso ao recurso, são necessárias algumas condições.

1. Saque rescisão

É autorizado diante de demissão sem justa causa e permite o resgate integral do valor disponível no FGTS.

>>FGTS: conheça 17 situações em que o saque do dinheiro é permitido

2. Saque aniversário

Distribuído no mês em que o trabalhador nasceu, anualmente. Recebe apenas parte do saldo disponível no FGTS, mas impossibilita receber o saque rescisão – em casos de demissão sem justa causa em que o trabalhador tenha retirado o saque aniversário, ele terá direito apenas a multa rescisória de 40% do valor disponível no FGTS.

>>14 situações em que o saque do FGTS é liberado e quais documentos são necessários

3. Saque por aposentadoria

O aposentado tem acesso aos saldos de suas contas ativas (contrato vigente) e inativas (contratos antigos) do FGTS, sob algumas condições. Caso queira seguir no mesmo emprego ao se aposentar, o trabalhador pode realizar saque mensal dos valores do FGTS. Se quiser trabalhar em outra empresa, só terá acesso integral ao FGTS caso seja demitido sem justa causa.

>>Descubra como sacar o FGTS e saiba quem tem direito

4. Saque por doença grave

A última modalidade permite solicitar o saque dos saldos no FGTS para ajudar no tratamento de doenças graves: câncer, HIV, doenças terminais, entre outras que são aceitas pelo governo.

PODE LHE INTERESSAR