Faça a clássica sobremesa francesa Creme Brulee em casa

Faça a clássica sobremesa francesa Creme Brulee em casa
Faça a clássica sobremesa francesa Creme Brulee em casa. Foto: Freepik

Faça a clássica sobremesa francesa Creme Brulee em casa

O creme brulee ou o creme queimado -como é conhecido em algumas partes da Catalunha- é uma das preparações mais simples, mas o resultado final é uma sobremesa cremosa leve e muito elegante à primeira vista. É uma receita tipo pudim, que é feito com ovos , leite, creme e açúcar, que é decorado com frutas frescas que dão a cada mordida um toque de leveza e acidez para equilibrar os sabores.

Embora sua origem não seja totalmente clara, já que existem várias histórias sobre suas primeiras elaborações. Algumas histórias apontam que esta preparação é de origem francesa, a versão mais conhecida, mas há quem assegure que esta receita é de origem inglesa. No entanto, a popularização desta sobremesa ocorre na França, de onde obtemos uma das preparações mais tradicionais.

>>5 chás para combater o estresse e o mau humor

Seja qual for a origem desta sobremesa, é uma das preparações que vale a pena repetir, pois além de ser feita com ingredientes simples , seu sabor e sua decoração colorida tornam este prato digno de qualquer mesa. Se quer aprender a prepará-lo para surpreender a sua família neste fim de semana, deixamos-lhe a receita do Creme Brulee para partilhar com quem quiser.

Sobremesa com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico

Ingredientes:

  • 1 lata de leite evaporado
  • 1 xícara de creme de leite
  • 8 gemas de ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de essência de baunilha
  • 6 folhas de hortelã
  • 1 xícara de morangos

>>5 condimentos para adicionar à comida que irão ajudá-lo a queimar gordura

Preparação:

Em uma panela, coloque o leite evaporado junto com o creme de leite fresco e meia colher de sopa de essência de baunilha. Aqueça em fogo médio até atingir a primeira fervura. Lembre-se de mover a preparação constantemente para evitar que grude ou queime no fundo da panela.

Enquanto isso, em uma tigela separada, bata as gemas com o açúcar, bem como o restante da baunilha. Bata até obter uma mistura ligeiramente clara. Retire um pouco do leite que aqueceu previamente e despeje com cuidado nas gemas, isso para temperar o último preparo e não cozinhar quando estiver totalmente integrado.

Adicione as gemas ao preparo do leite e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo. Você deve se mover constantemente para evitar queimar ou grudar. Despeje a mistura em tigelas de cerâmica individuais.

>>Picolés de pina colada congelados, experimente esta receita deliciosa de verão

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Coloque as tigelas de cerâmica em banho-maria (submerja na água até chegar ao meio das formas) e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que quando molhar um palito na parte central do preparo saia limpo. Retire as formas do forno e deixe esfriar até a temperatura ambiente.

Coloque duas colheres de açúcar em cada uma das preparações e com a ajuda de uma tocha de cozinha aquecemos até fazer um pequeno caramelo. Deixe descansar até que se solidifique.

>>Panqueca de batata com carne moída, uma opção deliciosa no almoço

Se você não tiver uma tocha de cozinha, pode aquecê-la no açúcar direto no fogo em uma panela até fazer um caramelo, que deve despejar em cada uma das formas e deixar endurecer. Decore com os morangos frescos ou frutas que você mais gosta e é isso.

PODE LHE INTERESSAR