Experimente usar babosa nos cabelos e no rosto e surpreenda-se

Experimente usar babosa nos cabelos e no rosto e surpreenda-se
Experimente usar babosa nos cabelos e no rosto e surpreenda-se. © Shutterstock

Experimente usar babosa nos cabelos e no rosto e surpreenda-se 

Aloe vera (popularmente chamada de babosa) é uma espécie de planta cujo nome científico é Aloe barbadensis. Também chamada de aloe vera, tem uma série de propriedades milenares que a tornaram uma das mais populares plantas medicinais para remédios caseiros. Possui benefícios emolientes, hidratantes e regeneradores para a pele, é bacteriana e fungicida. Além de ser medicinal, você pode aproveitar essas propriedades no cabelo e no rosto. Portanto, neste artigo, vamos falar sobre todos os usos que você pode dar ao aloe vera para cabelo e rosto.

Babosa para o cabelo

À medida que envelhecemos, sofremos queda de cabelo, notamos que é muito seco, causa coceira por causa da caspa e fica muito crespo. Às vezes, por descuido, as pontas queimam ou algum produto químico pode danificar a raiz do cabelo.

+ Como usar o óleo de jojoba para cuidar do cabelo e da pele

Porém, quando aplicado em cabelos danificados, crespos, maltratados, desgastados, queimados ou enfraquecidos, o gel de babosa é extraído para aproveitar as propriedades de seus princípios ativos. Se quiser usar o gel direto da planta, você deve ter um em casa. Mas caso contrário, compre um produto que contenha pelo menos 95% de aloe vera. A eficácia é muito satisfatória graças às longas tradições com tratamentos caseiros.

Como aplicar no cabelo?

Existem vários métodos para se beneficiar de todas as propriedades da babosa. Por exemplo, você pode fazer suas próprias máscaras de cabelo caseiras ( aqui mostramos como fazer máscaras com base em seu cabelo ). Uma alternativa é aplicá-lo diretamente usando as seguintes etapas:

Dieta anti acne: pele sem impurezas em apenas 20 dias

  • Primeiro, antes de aplicar o ingrediente ativo de Aloe barbadensis, prepare uma toalha limpa e um xampu para o seu tipo de cabelo.
  • Umedeça todo o cabelo, inclusive as pontas, com água morna. Se for um mineral natural, evite a torneira que contém muito cloro.
  • Em seguida, extraia 4-6 gotas gordurosas de gel de aloe vera, coloque na mão e aplique no couro cabeludo.
  • Massageie suavemente em movimentos circulares, espalhando o gel até as pontas.
  • Umedeça a toalha e enrole o cabelo.
  • Aguarde 20-25 minutos para que suas propriedades atuem nos filamentos.
  • Retire a toalha e retire o excesso, lavando bem com shampoo e enxaguando.
  • Passe por esse processo algumas vezes por semana.

Quais são os benefícios deste tratamento?

A babosa regula a secreção de gordura. O cabelo oleoso gera muito desconforto ao longo do dia, portanto, regular a sebo que é secretado nas glândulas sebáceas é uma propriedade importante. A cabeça deve manter a umidade ideal, evitando o excesso da referida secreção.

Água de arroz: tônico capaz de evitar rugas e acne na pele (aprenda a receita)

Benefícios para o rosto

Além de todos os benefícios para os cabelos mencionados anteriormente, as propriedades do aloe vera também podem ser extrapoladas para a pele do rosto. Na verdade, existem muitos cosméticos cujo principal ingrediente ativo é a babosa. As vitaminas são ideais para prevenir o envelhecimento prematuro e a formação precoce de rugas, e as mucilagens são usadas para hidratar a pele mais seca. Se você está se perguntando se é bom para sua pele, vamos dar uma olhada em todas as aplicações no rosto e no corpo.

Hidratação muito profunda. As mucilagens, assim como as gorduras insaturadas, fazem do aloe vera uma substância intensamente hidratante, que penetra nas camadas mais internas da derme.

+ Conheça os três tipos de argila e seus benefícios para a pele

Rejuvenescedor facial. O Aloe Vera no rosto retarda o aparecimento de linhas finas que formam as rugas. Vitaminas e outros compostos são responsáveis ​​por essa propriedade.

Para reduzir cicatrizes e estrias no corpo. Ao aplicar o gel junto com outros produtos, como óleo de rosa mosqueta ou óleo de amêndoa doce, você pode reduzir o tamanho das cicatrizes que foram formadas por golpes ou intervenções cirúrgicas. Mas muitos dermatologistas são a favor do tratamento natural com babosa como primeiro remédio.

Protege o corpo de infecções, pois é bactericida e previne o crescimento de vários fungos. Na área dos olhos, reduz os pés de galinha e as pequenas rugas que se formam com o avanço da idade e as intempéries. Lembre-se de não aplicar diretamente na pálpebra ou dentro do olho.

+ Pele “esticada”: esses alimentos irão ajudá-lo a produzir colágeno naturalmente

Pode ser usado em todos os tipos de pele. Descubra primeiro quando você compra um produto. Geralmente é indicado para peles sensíveis devido ao seu efeito calmante e emoliente.

Anti acne. Aplicar algumas gotas nas espinhas causadas pela acne ajuda a secá-las e reduzi-las, conseguindo uma melhor aparência da pele.

Mas, se você não sabe como usar aloe vera, aqui estão algumas dicas.

+ Conheça os benefícios incríveis da Babosa branca (Aloe Vera) para cabelo, pele e perda de peso

Como aplicar no rosto?

Primeiro, você pode extrair o gel diretamente da planta de aloe e aplicá-lo na área afetada do corpo ou rosto. Sua pele pode ficar pegajosa, mas é normal devido aos compostos nela. Outra opção é aplicar um extrato de aloe vera diretamente na pele comprando um produto purificado, pois se você o obtém diretamente da planta não sabe exatamente qual a porcentagem de cada composto, além disso, pode estar contaminado ou infectado.

Por fim, existe a opção de combinar qualquer um dos dois anteriores com outro creme ou gel para agregar as propriedades de outros ingredientes como óleo de argan, óleo de coco, ácido hialurônico, jojoba e muitos outros.

PODE LHE INTERESSAR