Evite que os alimentos grudem na frigideira com estas 6 dicas básicas

Evite que os alimentos grudem na frigideira com estas 6 dicas básicas
Evite que os alimentos grudem na frigideira com estas 6 dicas básicas. Foto: Freepik

Evite que os alimentos grudem na frigideira com estas 6 dicas básicas

Existe uma grande variedade de panelas para cozinhar e de diferentes materiais, entre as mais utilizadas estão as de aço inoxidável, ferro ou alumínio, embora a maioria já tenha uma camada de material antiaderente que evita que os alimentos grudem.

Porém, é normal que com o tempo esse material se perca e fique cada vez mais difícil de cozinhar na panela sem poder evitar que os alimentos grudem, o que afetará não só o preparo e o próprio utensílio de cozinha, mas também a apresentação de seus pratos.

>>Truques e segredos para preparar um arroz perfeito, com sabor e sem mexer

Por isso, compartilhamos seis dicas para evitar que os alimentos grudem na sua panela, desta forma você não só poderá cozinhar com muito mais calma ao preparar várias receitas em sua panela favorita, mas poderá obter mais benefícios na hora de cozinhar e seu utensílio durará mais.

6 dicas para evitar que os alimentos grudem na panela

1. Use um meio gorduroso

Algumas gotas de óleo vegetal, gordura vegetal ou manteiga impedem que os alimentos grudem na frigideira, pois facilitam uma camada entre o utensílio e o preparo. Se você resiste em usar gordura ou vai reaquecer alguma coisa, pode usar um pouco de água, isso permitirá que sua comida aqueça sem grudar e irá evaporar aos poucos.

>>4 usos que você pode dar à borra de café para não jogar fora

2. Observe a temperatura

Todos os alimentos têm um tempo de cozimento e é importante respeitá-los, pois se deixar o preparo em fogo alto para economizar tempo e pior, sem supervisão, certamente encontrará um resultado ruim. O exemplo clássico é o do peixe, como sua pele é macia e facilmente aquece, leva pouco tempo ao fogo e se for exposto a altas temperaturas pode queimar a pele. Se você não quiser dourar, pode acabar com o peixe grudado na frigideira, por isso é melhor observar a temperatura e o tempo de cozimento.

3. Mexa a comida

Principalmente quando você está preparando um guisado e não apenas assando um pedaço de carne, é muito importante mexer os alimentos para que obtenham um calor distribuído e não acumulem tanto calor de um lado que acabem grudados na frigideira. No caso das carnes, é necessário, como dissemos, cuidar da sua cozedura e virá-la sempre que for necessário.

>>Bolo recheado de cenoura, você nunca comeu algo assim antes!

4. Sem metais ou gramíneas

O material antiaderente é muito sensível, pelo que pode facilmente afetá-lo se, em vez de ocupar colheres de plástico ou de madeira especiais e em vez de usar dispositivos de metal, danificar a superfície da frigideira. O mesmo acontece se você utilizar esfregão ou pincéis. O certo é lavá-los com uma esponja e água fria, e ainda enxugá-los com um pano limpo.

5. Não empilhe as panelas

Embora pareça que nada está acontecendo, ao empilhar as panelas você pode danificar sua superfície e expor o material sob o antiaderente, por isso é muito importante não empilhá-las. Hoje em dia é fácil encontrar organizadores para guardar bem as frigideiras, para que durem muito mais tempo e valha a pena fazer um bom investimento.

>>Vá com calma: dicas para beber álcool e não se embriagar

6. Use sal de grãos

Se sua frigideira estiver começando a perder esse material antiaderente, você pode reverter o dano. Cubra a superfície da panela com sal grão e deixe em fogo alto por uns 5 minutos, você notará que os grãos começam a pular e amarelar, então é hora de retirar do fogo, jogar o sal e limpar com guardanapos de cozinha delicadamente, a comida não gruda mais na sua frigideira!

PODE LHE INTERESSAR