Estes são os alimentos que você nunca deve colocar no micro-ondas

Estes são os alimentos que você nunca deve colocar no microondas
Estes são os alimentos que você nunca deve colocar no micro-ondas. Foto: Freepik

Estes são os alimentos que você nunca deve colocar no micro-ondas

O uso do micro – ondas se tornou muito comum em nossa sociedade, seja pela velocidade, seja pela forma prática de nos ajudar a aquecer e até mesmo preparar alguns alimentos. No entanto, deve ficar claro que nem todos os alimentos podem ser aquecidos no micro-ondas, pois este aparelho pode decompor alguns aminoácidos e convertê-los em substâncias tóxicas que podem fazer mal à saúde.

Não é a primeira vez que ouvimos falar desse tipo de advertência , pois certamente você já leu alguma publicação alertando sobre os produtos que não devem ser utilizados no micro-ondas, como é o caso dos plásticos, folhas de alumínio, recipientes de vidro , entre outros. Portanto, é melhor que da próxima vez que você for usar o micro-ondas, pense duas vezes, porque, ao economizar alguns minutos, você pode colocar sua saúde em risco.

>>Sobremesa saudável: a melhor maneira de fazer pudim de banana e chia

Alimentos que você não deve aquecer no micro-ondas

Pimentas

O uso de pimentas na culinária brasileira é muito comum, mas deve-se notar que existem certos tipos de pimenta que são mais quentes do que outras, especialmente se forem usados ​​na forma seca. Estes não podem ser aquecidos ou cozinhados no micro-ondas porque a capsaicina (o ingrediente que os torna apimentados), o seu efeito aumenta e pode ser prejudicial para o sistema digestivo e respiratório.

Ovos cozidos

Nem sempre é uma boa ideia aquecer ovos cozidos no micro-ondas, pois a humidade no interior do aparelho pode causar a sua explosão. E embora o máximo que possa acontecer seja ter um microfone sujo, você pode não querer se expor.

>>Conheça os 3 tipos de merengue que existem e como preparar cada um deles

Frango

Conforme publicado pelo The Daily Meal , o frango não deve ser aquecido no micro-ondas, muito menos tentar cozinhá-lo completamente. Isso se deve ao fato de que o uso do micro-ondas aumenta o risco de crescimento de células bacterianas, além disso, este produto não aquece de maneira uniforme, podendo permanecer cru e causar problemas digestivos.

Arroz

Pode parecer uma boa maneira de economizar tempo, mas o arroz não deve ser aquecido neste aparelho, pois as altas temperaturas retiram os nutrientes do grão, é melhor usar uma panela, onde a temperatura pode ser regulada gradualmente ao mesmo tempo que a água é aquecida.

>>Deliciosa salada de tangerina com camarão e gergelim

Carne

Descongelar carne no micro-ondas é uma solução rápida e fácil, porém, quando esse alimento fica alguns minutos nele, perde mais da metade de suas vitaminas B12. E se for carne processada, costuma conter aditivos e conservantes que, em contato com o micro-ondas, podem causar problemas de saúde.

Vegetais de folhas verdes

Produtos como couve ou espinafre, submetidos ao tipo de calor produzido pelo micro-ondas, podem converter seus nitratos naturais em nitrosaminas, consideradas cancerígenas. Em qualquer caso, é preferível consumir estes alimentos frescos ou cozinhados da forma tradicional.

>>5 contraindicações do chá verde que você deve saber

Leite materno

Nos últimos anos, o uso de micro-ondas tornou-se parte da vida cotidiana, mas descongelar o leite materno pode criar manchas irregulares que, quando engolidas por bebês, podem causar queimaduras. É melhor usar uma panela e água diretamente no fogo ou com água quente.

PODE LHE INTERESSAR