Estes são os alimentos que contêm mais sal e podem colocar sua saúde em risco

Estes são os alimentos que contêm mais sal e podem colocar sua saúde em risco
Estes são os alimentos que contêm mais sal e podem colocar sua saúde em risco. Foto: Pixabay

Estes são os alimentos que contêm mais sal e podem colocar sua saúde em risco

O sal é um dos elementos essenciais na cozinha, pois é precisamente este elemento que confere um sabor especial aos alimentos ao realçar todos os seus sabores. Ao contrário do açúcar , o sal é um dos ingredientes que dificilmente pode faltar na cozinha, há até quem diga que poderia deixar de adicionar açúcar às suas bebidas, mas seria quase impossível eliminar o sal dos seus alimentos .

Como muitos dos elementos , o sal é um dos ingredientes de que o corpo também precisa para funcionar bem, pois ajuda a regular a pressão arterial , melhora a circulação e até nos ajuda nervos e fibras. Os músculos podem trocar mensagens da maneira certa. Por outro lado, o consumo excessivo pode causar efeitos opostos e causar algumas doenças, por exemplo, retenção de líquidos e até hipertensão.

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Infelizmente, nos últimos anos, o consumo de alimentos altamente processados ou embalados aumentou significativamente o consumo de sal em nosso corpo, o que aumentou as doenças. Daí a importância de se pensar em uma alimentação muito mais saudável e até se sugeriu que não é mais muito comum encontrar saleiros nas mesas dos restaurantes, a menos que os clientes solicitem.

Alimentos ricos em sal

Quando consumimos muito sal , o corpo nos envia sinais claros que não devemos perder, um dos sinais mais claros é o inchaço em locais como mãos, braços, pernas , pés e tornozelos . A sede é outro dos exemplos mais claros de que nosso consumo de sal é excessivo, pois o corpo tenta compensar o excesso de sódio (sal), mas consumir muita água aumenta o inchaço e a pressão arterial. Portanto, devemos ter um equilíbrio em tudo o que consumimos.

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De acordo com a Federação Mexicana de Diabetes , um em cada 4 adultos sofre de pressão alta devido a uma dieta rica em sódio e à falta de exercícios, além de outros fatores genéticos. E não é que seja um problema que possa ser evitado eliminando os saleiros da mesa, já que 75% do sódio que consumimos vem de alimentos embalados, processados ​​e de restaurantes.

Entre os alimentos com alto teor de sódio podemos encontrar:

  • Pastelarias
  • Salsichas (presunto, salsicha, etc)
  • Aves ou peixes marinados
  • Alimentos enlatados como feijão, sopas em lata, instantâneos, pré-cozidos, atum, picles, entre outros.
  • Molho de soja
  • Temperos para caldos ou carnes
  • Refrescos
  • Queijos naturais e processados
  • Fermento em pó
  • Alimentos pré-cozinhados como pizza, queijo empanado e até peixe
  • Carnes defumadas
  • Frito

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Quanto sal deve ser consumido por dia?

A primeira coisa a se levar em consideração é que nem todos os sais são iguais , pois existem alguns que possuem menor teor de sódio, por isso é recomendável consumir mais sais puros, ou seja, menos processados. E acima de tudo, introduza uma quantidade maior de frutas e vegetais em nossa dieta, bem como evite ao máximo o consumo de alimentos altamente processados ​​ou pré-cozidos e em pouco tempo você começará a notar a diferença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão recomendada de sal em adultos é de 5 gramas por dia, ou seja, pouco menos de uma colher de chá de sal por dia. E n o caso das crianças, o consumo de sal deve ser menor do que a quantidade recomendada em adultos, mas que não deve ser utilizada durante a lactação ou durante a alimentação complementar para o leite materno até um ano de idade.

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Durante a gravidez e o desenvolvimento nos primeiros anos da criança , a recomendação é consumir sal iodado , ou seja, aquele que é enriquecido com iodo, pois este é necessário para o desenvolvimento saudável do feto e da criança para otimizar as funções mentais em geral. Com o passar dos anos, isso pode ser ajustado naturalmente até atingir o consumo recomendado.

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