Estes erros podem fazer sua casa parecer menor

Iluminação, cores claras e equilíbrio nas quantidades de objetos estão entre as principais dicas.

Autor: Charles Fábion

Publicada em


Estes erros podem fazer sua casa parecer menor
Estes erros podem fazer sua casa parecer menor © Freepik

Estes erros podem fazer sua casa parecer menor.

Uma casa bem decorada, iluminada e organizada se torna um lar mais gostoso de viver. Mas nem sempre é fácil saber onde está errando na hora de colocar os móveis e objetos decorativos no lugar.

++Oito itens de sua casa que você deve lavar todos os dias

Com essas dicas, pode ser que você consiga identificar o que está fazendo com que a sua casa pareça bem menor do que realmente é.

1. Teto rebaixado em tudo

Se você acha chique ter um teto rebaixado com gesso, saiba que essa solução nem sempre é boa. Se você mora em uma casa ou apartamento com cômodos pequenos, o rebaixo em gesso vai deixar os cômodos ainda menores.

Nesse caso, é melhor que um arquiteto ou designer de interiores avalie o que pode ser feito antes de gastar dinheiro com isso.

++13 passos simples que vão deixar sua casa mais segura contra furto e roubo

2. Móveis que não se encaixam

Quando você tem móveis muito grandes, que não se encaixam nas paredes ou que não se encaixam uns com os outros, é preciso rever a distribuição deles no ambiente.

Talvez você tenha que deixar algum móvel de fora para conseguir encaixar tudo e não perder espaço de circulação.

3. Excesso de objetos decorativos

Dependendo do estilo de decoração, uma grande quantidade de objetos decorativos faz todo o sentido. Mas, mesmo assim é preciso avaliar se essa quantidade é proporcional ao tamanho do ambiente.

Do contrário, vai parecer que a sua casa é uma eterna bagunça, mesmo com lindos objetos decorando.

++Aprenda três formas de amolar facas de sua cozinha sem sair de casa

4. Excesso de espelhos

Os espelhos são ótimos para trazer amplitude aos ambientes pequenos. Mas, é preciso usá-los de forma equilibrada. A ideia é que eles reflitam a luz e cores claras.

Se você tiver um ambiente muito colorido com diversos espelhos, vai ficar tudo muito poluído, causando o efeito contrário.

5. Bloqueio da luz natural

Deixe a luz entrar para que o ambiente fique mais arejado e agradável. Então, nunca bloqueie as entradas de luz natural e os espaços que ela reflete. Deixe que a luz faça o seu caminho pelas paredes e pisos ao máximo.

++Confortável e perfumada: 7 dicas para deixar sua cama igual a de um hotel de 5 estrelas

6. Bloqueio das janelas

Nunca coloque móveis na frente das janelas, exceto quando não houver opção e o móvel fique abaixo do nível da janela, com uma cortina curta.

Do contrário, é mais um erro que vai escurecer sua casa e deixá-la menos agradável. Essa dica também serve para cortinas muito escuras ou de tecidos muito grossos que bloqueiam a entrada de luz.

7. Falta de iluminação

Lâmpadas de LED teto, fitas de LED contornando móveis, luminárias e abajures no piso, sobre as mesas e bancadas. Sua casa precisa estar sempre iluminada para que os ambientes pareçam maiores e fiquem mais agradáveis.

Uma casa sem luz, seja natural ou artificial, é uma casa que expressa tristeza e desconforto.

++Aprenda dicas de limpeza que facilitam para quem não gosta de limpar

8. Excesso de cores escuras e estampas

Você pode ter um móvel escuro ou uma parede pintada de cor escura na sua casa. O que não é legal é o excesso de escuridão.

Se você gosta de um sofá preto com tapete cinza, mantenha as paredes e o rack em branco ou bege, por exemplo. As cores claras devem ser a base de fundo para usar alguns detalhes em cores escuras ou estampas.

9. Divisão desnecessária de ambientes

Se você tem uma sala de tv integrada com a de jantar, não separe os ambientes com um móvel grande, como uma estante.

Fazendo isso, você vai ter dois ambientes menores e separados, perdendo iluminação e diminuindo a convivência entre as pessoas que vivem com você. Quanto menos paredes e divisórias, melhor.

Fonte: Dicas Online