Estas são vitaminas que estimulam o sistema imunológico

Estas são vitaminas que estimulam o sistema imunológico
Estas são vitaminas que estimulam o sistema imunológico – Reprodução

Estas são vitaminas que estimulam o sistema imunológico

O sistema imunológico é uma espécie de exército em nosso corpo que luta contra doenças, patógenos e toxinas. Para mantê-lo forte, há pontos-chave que você precisa seguir, como dormir o suficiente, ter uma boa higiene, fazer exercícios e, claro, ter uma dieta rica em vitaminas!

No momento, mostramos aqueles que são essenciais para aumentar a capacidade do sistema imunológico e das defesas, bem como os alimentos que os contêm. Depois de ler, você precisa ir ao supermercado comprar o que precisa!

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Vitamina A

A vitamina A está envolvida na produção de células T ou glóbulos brancos que lutam contra organismos infecciosos no fluxo sanguíneo, de acordo com um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition em 2012. Além disso, o consumo mantém a saúde das membranas mucosas pulmões, intestino e genitais, que atuam como barreira contra bactérias e patógenos.

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Em que alimentos se encontra a vitamina A?

A vitamina A na forma de retinol é encontrada no fígado bovino e cordeiro, salmão, atum rabilho, queijo de cabra, manteiga e ovo cozido. As pró-vitamina A, que são os carotenóides, estão presentes em vegetais de folhas verdes e frutas e vegetais com vermelho, laranja e amarelo, como cenoura, manga, mamão, pimentão, tomate e muito mais.

Quanta vitamina A você deve consumir por dia?

900 mcg e 700 mcg por dia para homens e mulheres, de acordo com a Healthline.

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Vitamina C

Uma das vitaminas mais poderosas para aumentar o sistema imunológico – e todos nós sabemos disso – é a vitamina C. Esse nutriente é um ótimo antioxidante que reduz a inflamação, neutraliza o dano celular e promove a atividade de fagócitos e linfócitos, células que aumentar os anticorpos e combater as substâncias nocivas.

Acima de tudo, a vitamina C estimula a produção de colágeno, que apoia tecidos saudáveis ​​e evita que agentes maliciosos entrem no corpo.

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Em que alimentos se encontra a vitamina C?

Em goiaba, pimentão amarelo, salsa, couve, espinafre, brócolis, frutas vermelhas, mamão, ameixa e frutas cítricas.

Quanta vitamina C você deve consumir por dia?

“90 mg por dia, mas as mulheres que amamentam precisam de mais 30 mg e as pessoas que fumam precisam de mais 35 mg”, diz Healthline.

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Vitamina D

É essencial aumentar as defesas do sistema imunológico, pois reduz a inflamação, regula a função imunológica e aumenta a atividade das células imunológicas. Vários estudos médicos revelaram que baixos níveis dessa vitamina têm sido associados a doenças respiratórias (virais e bacterianas), bem como à redução da capacidade pulmonar.

A conclusão? Em meados de 2020, é fundamental integrar a vitamina D ao nosso estilo de vida!

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Como obter vitamina D?

A pele está pronta para produzir vitamina D quando exposta ao sol por 8 a 15 minutos por dia. Claro, deve ser com proteção solar suficiente, roupas leves e de preferência após as 2 da tarde. Se quiser consumi-lo por meio da alimentação, opte por comer atum, cavala, anchova, sardinha, camarão, cogumelos, gema de ovo ou suplementos.

Quanta vitamina D você deve consumir por dia?

O consumo varia de pessoa para pessoa, mas a Healthline observa que 1.000 a 4.000 UI é uma dose diária segura para a maioria das pessoas manter níveis saudáveis.

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Vitamina B6

A vitamina B6 ou piridoxina protege o corpo contra infecções que atacam o sistema imunológico. A deficiência dessa vitamina aumenta a suscetibilidade a doenças, além de causar anemia, depressão e problemas de pele. Por não ser uma substância produzida pelo corpo, deve ser obtido a partir de alimentos ou suplementos.

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Em que alimentos a vitamina B6 é encontrada?

No leite, salmão, queijo ricota, cenoura, batata doce, batata, espinafre, ovo, banana, abacate e outras frutas (não cítricas).

Quanta vitamina B6 deve ser consumida por dia?

1,7 mg em adultos, de acordo com a Healthline. Mulheres grávidas devem consultar seu médico.

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