Estas são as frutas que ajudam a fortalecer seu sistema imunológico

Estas são as frutas que ajudam a fortalecer seu sistema imunológico
Estas são as frutas que ajudam a fortalecer seu sistema imunológico. © Getty Images

Estas são as frutas que ajudam a fortalecer seu sistema imunológico

Com a chegada do verão as doenças respiratórias ficam mais comuns, um assunto que geralmente é cuidadoso, mas agora apresenta riscos significativos devido à pandemia de Covid-19 . No entanto, algo que muitos não sabem é que os preparados com frutas da estação são excelentes aliados no combate a essas enfermidades .

Um exemplo claro disso são as frutas cítricas, que fornecem uma grande quantidade de vitamina C, que é o que precisamos para proteger nosso trato respiratório.

>>Salada de frango ao estilo tailandês, uma ótima opção para perder peso

Além disso, essas frutas têm o tempo certo para amadurecer e seus nutrientes estão no auge e nos trazem os benefícios que precisamos dependendo da época; por exemplo,  vitaminas D e A  que são muito importantes quando a temperatura cai ou o tempo fica muito abafado; portanto, o melhor é aprender a ouvir a terra e o nosso corpo.

Estas são as frutas que ajudam a fortalecer seu sistema imunológico

1. Sapoti preto

Ideal para esta temporada pelas suas contribuições em vitaminas A e C, que além de prevenir constipações ou doenças respiratórias também irão fortalecer a sua visão. Embalado com bons carboidratos e propriedades antibióticas, ajuda a aliviar dores de garganta e insônia.

>>Conheça os 8 benefícios de comer abacaxi constantemente

Essa fruta também está amplamente relacionada à medicina tradicional, na qual é popular por ser usada como um laxante suave e um ótimo agente hipoglicemiante.

2. laranja

Esta fruta é um dos melhores remédios contra a gripe e sem dúvida um dos mais saborosos. As laranjas possuem alto teor de vitamina C, o que permite, entre outras coisas, regenerar a pele e os vasos sanguíneos, além de cicatrizar feridas e auxiliar na absorção do ferro, pelo fato de conterem também flavonóides com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antitumorais.

>>5 chás diferentes para reduzir inflamação e perder peso

4. Goiaba

Para levar uma vida saudável, a vitamina C é essencial, especialmente em momentos como este. Segundo o portal Medline Plus, além da importância na prevenção de resfriados, é preciso formar uma importante proteína utilizada na produção de pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos; curar feridas e formar tecido cicatricial; reparar e manter a cartilagem, ossos e dentes e ajudar na absorção de ferro.

Pelos seus nutrientes, a goiaba é boa para manter a pele, cabelos, mucosas, ossos em bom estado e para o bom funcionamento do sistema imunológico em geral.

>>Gengibre e cúrcuma: tudo o que você precisa saber sobre seus benefícios

5. Melão

Em primeiro lugar, deve saber que é uma fruta característica para ajudar a emagrecer graças ao seu elevado teor de água (até 90%). Por outro lado, contém adenosina e licopeno, substâncias que alguns estudos sugerem que podem prevenir ataques cardíacos. Favorece a formação de hemácias e pode atuar como laxante.

6. Tangerina

Esta fruta, característica da estação e favorita de muitos, é composta por 90% de água, ideal para hidratar o corpo. Graças ao fato de também ser rico em sais minerais, vitaminas, antioxidantes e fibras; O mandarim é uma verdadeira iguaria diurética e cúmplice para manter uma boa digestão.

>>Para que serve a vitamina D e por que ela é importante para as pessoas?

Essa fruta também pode ser fundamental para a prevenção de uma das doenças mais temidas do mundo, já que os antioxidantes – como os muitos que contém – são elementos essenciais para cuidar da saúde e prevenir doenças como o câncer.

7. Kiwi

O kiwi, além de ser uma das frutas mais saborosas e preferidas para sobremesas desta temporada, tem maior concentração de vitamina C, é rico em luteína, o que reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

 

PODE LHE INTERESSAR