Esta é a dieta que mais beneficia nossa microbiota intestinal

Esta é a dieta que mais beneficia nossa microbiota intestinal
Esta é a dieta que mais beneficia nossa microbiota intestinal

Esta é a dieta que mais beneficia nossa microbiota intestinal.

Para comer bem durante o confinamento, cada pessoa abriga uma microbiota intestinal completamente única, mas ao mesmo tempo, fácil e rapidamente modificável de acordo com o estilo de vida que levamos.

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Uma vez que os alimentos desempenham um papel fundamental para o seu bom funcionamento e diversidade, qual a dieta que mais beneficia a nossa microbiota intestinal?

Bem, para começar, uma alimentação variada e equilibrada , baseada principalmente em alimentos de origem vegetal (frutas, verduras, grãos inteiros, legumes, cogumelos, nozes , sementes…), ajustada a alimentos de origem animal (carne, peixe, ovos, laticínios) e limitado em alimentos processados ​​ricos em sal, gordura e / ou açúcares (alimentos processados ​​e ultraprocessados).

Quais são as contribuições do atum para sua dieta?

Especificamente, os chamados prebióticos e probióticos são benéficos para a nossa microbiota, de fato a venda de suplementos desse tipo disparou nos Estados Unidos devido à crise do COVID-19. Mas, podemos obtê-los através dos alimentos:

– Alimentos prebióticos: são aqueles alimentos ricos em fibras solúveis, que não podem ser digeridos por todo o nosso intestino delgado e que chegam intactos ao nosso intestino grosso e se transformam em alimento de um grupo específico de espécies bacterianas benéficas à saúde, ajudando ao seu crescimento e atividade.

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Eles são, por exemplo; alho, cebola, alho-poró, aspargo, alcachofra, tomate, alcachofra de Jerusalém, chicória, beterraba, banana, ameixa ou maçã; farelo, cevada, centeio, legumes, nozes e também algumas algas marinhas.

– Alimentos probióticos: segundo a OMS são microrganismos vivos que, em quantidades adequadas, promovem benefícios à saúde do indivíduo.

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Muitos probióticos vêm de bactérias tradicionalmente utilizadas na fermentação de alimentos, como iogurtes e outros leites fermentados, kefir, chucrute, pickles, missô, tempeh, kimchi e alguns queijos… Desde que não tenham sido esterilizados após a fermentação.

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