Esses hábitos farão você liberar endorfinas e ser mais feliz

Esses hábitos farão você liberar endorfinas e ser mais feliz
Esses hábitos farão você liberar endorfinas e ser mais feliz. © Freepik

Esses hábitos farão você liberar endorfinas e ser mais feliz

Há muito tempo existe uma ênfase nos hábitos de liberação de endorfina. Trata-se daquelas substâncias químicas que, segundo os estudos da neurociência, desempenham um papel fundamental na regulação dos estados de ânimo negativos e, mais ainda, na própria felicidade. Por isso não é de estranhar que lhe tenha sido atribuído o título de hormônio da felicidade.

Em mais de uma ocasião, a virtude das endorfinas foi mencionada em reduzir os níveis de estresse, ansiedade leve ou moderada, além de contribuir para a liberação de toxinas. Assim, existe uma ligação indiscutível entre o bem-estar geral, o humor e as propriedades estimulantes proporcionadas pelas endorfinas. Por isso trazemos aqui os hábitos que pode incorporar regularmente na sua rotina para se sentir satisfeito.

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Que hábitos os hormônios da felicidade liberam?

Faça exercícios regularmente

Não surpreende que ocupe o primeiro lugar dessa lista, já que a partir de 2008 foi possível demonstrar cientificamente a relação entre o exercício e a liberação de endorfinas que são geradas no cérebro. Também conhecida pelos pesquisadores como euforia do corredor, pois produz uma sensação de euforia após a prática de esportes ou corrida.

Para que as endorfinas neutralizem os níveis de fadiga ou estresse, tente se exercitar três ou quatro vezes por semana por pelo menos 30 minutos. Os exercícios cardiovasculares são a alternativa perfeita, mas não necessariamente uma rotina, podem ser dança, ritmos latinos, caminhada, é importante que você escolha algo que realmente goste e tenha paixão. Da mesma forma, o efeito será ainda melhor se você estiver em contato com a natureza durante o exercício.

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Ioga e meditação

De acordo com um estudo realizado pelo The Journal of Alternative and Complementary Medicine, atividades como ioga ou meditação aumentam os níveis de endorfina, enquanto reduzem o estresse oxidativo e os danos oxidativos ao DNA. Isso não apenas ajuda a retardar o envelhecimento e prolongar uma vida saudável. Mas também atua como uma prevenção contra o aparecimento de várias doenças relacionadas ao estilo de vida.

Rir e rir muito

Não há remédio como rir, rir com sinceridade, compartilhar um momento com nossos entes queridos e esquecer tudo. Embora não precisemos de um estudo para confirmá-lo, em nível científico, pesquisadores da Universidade de Oxford revelaram que o riso social leva à liberação de endorfinas no cérebro, possivelmente a partir do estabelecimento de laços sociais.

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Mostra que o riso social gera sentimentos agradáveis. Bem como um aumento significativo na liberação de endorfinas e outros neurotransmissores nas áreas do cérebro que controlam a excitação e as emoções. É um hábito diário que o ajuda a ser feliz.

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