Entenda quais alertas seu corpo dá para você cuidar melhor da sua saúde

Entenda quais alertas seu corpo dá para você cuidar melhor da sua saúde
Entenda quais alertas seu corpo dá para você cuidar melhor da sua saúde – Reprodução

Entenda quais alertas seu corpo dá para você cuidar melhor da sua saúde. Desde a primeira infância cada pessoa vai aprendendo a conhecer o próprio corpo. Aprende a lidar com os cinco sentidos, observa sua pele, cabelo, unhas, olhos e dentes.

Sente dores e sabe perceber quando está tudo normal ou há algo errado. Porém, muitos sintomas de doenças ou desordens no corpo só aparecem anos mais tarde, então é preciso saber reconhecer os alertas do corpo para cuidar melhor da própria saúde.

Veja também: Para que serve a Cavalinha e como fazer o chá desta planta medicinal

Alertas do corpo

O corpo humano é uma máquina incrível e complexa. Embora quase todas as pessoas sigam um padrão no que diz respeito à boa saúde, cada organismo apresenta particularidades, por isso que é tão importante ir ao médico quando você se sente mal.

Muitas vezes os alertas do corpo parecem preocupantes, mas são normais. Outras vezes é o contrário.

Se você conhece muito bem o seu corpo, fica mais fácil perceber quando ele está tentando alertá-lo de que algo está errado, por dentro ou por fora. Veja alguns dos sinais mais comuns para ter atenção especial.

1. Pintas na pele

Tem gente que nasce com o corpo cheio de pintas, daquelas maiores do que as sardas. Essas pintas não necessariamente representam algum problema de pele, mas existe o risco de se tornarem um problema caso cresçam e comecem a incomodar.

Então, passe a observar as pintas espalhadas pelo seu corpo para saber reconhecer caso alguma delas comece a mudar de cor, tamanho ou textura. Pode ser um sinal de câncer de pele, em especial se você não tem o hábito de usar protetor solar.

2. Mudança de peso repentina

Mudar de peso de repente, em poucos dias, sem ter feito nenhum esforço extra para isso não é normal. Seja para mais ou para menos, se notar que perdeu mais de 3 quilos em uma semana, visite seu médico.

Emagrecer e engordar rapidamente sem ter feito alterações na rotina pode ser sinal de uma disfunção na glândula tireoide ou de outros problemas hormonais.

3. Tosse constante

Tossir de vez em quando, aquela tosse leve, é normal. Mas tossir todos os dias é um dos alertas do corpo. A tosse é um sintoma comum de vários problemas de saúde, desde um resfriado até doenças graves do trato respiratório que necessitam de investigação e tratamento.

Aprenda a identificar os tipos de tosse e, se ela durar por mais de 15 dias, vá ao médico. Aliás, se não estiver com gripe, resfriado ou alergia, vá ao médico logo no final da primeira semana.

4. Dor nas costas

A dor nas costas também pode ocorrer por muitos motivos. Ela é um dos alertas do corpo para quando você está dormindo mal, muito cansado, estressado ou mesmo quando há algo errado exatamente na região dolorida.

Se você sentir uma dor nas costas aguda, daquelas que aparecem de repente e com dor forte, é um sinal de alerta para procurar um médico.

Observe se essa dor ocorre mais vezes ao longo do dia para saber dizer ao médico e ajudar no diagnóstico correto.

5. Tontura e boca seca

Muitas vezes você precisa prestar atenção se está sentido mais de um tipo de sintoma ao mesmo tempo. Por exemplo, sentir leves tonturas ao longo do dia e perceber que sua boca tem ficado mais seca mesmo tomando bastante água

Desse modo, podem ser sintomas relacionados a um mesmo problema de saúde, como a diabetes, a pressão alta ou excesso de carga emocional.

6. Mudança nos hábitos intestinais

O normal é o intestino trabalhar de forma regulada, digerindo os alimentos e eliminando fezes pelo menos uma vez por dia. Mas cada pessoa tem uma regulagem única.

Então você precisa saber qual é o seu horário normal de ir ao banheiro, quantas vezes ao dia e até como costuma ser a aparência das suas fezes.

Pode parecer nojento, mas só quando você conhece o que é normal no seu corpo é capaz de identificar uma mudança anormal.

Quando, da noite para o dia, você percebe que está com a região abdominal muito inchada, com prisão de ventre ou com diarreia, é um dos alertas do corpo.

As causas são muitas, desde estresse até intoxicação alimentar ou infecção por parasitas. Por isso, pense no que comeu nos últimos dias, se foi a lugares diferentes, se tomou água de procedência duvidosa ou se tem outros sintomas estranhos.

Quem vai dizer o que você realmente tem é o médico, mas é muito importante saber dizer a ele todas as mudanças que percebeu no funcionamento do seu intestino para ajudá-lo a chegar no diagnóstico.

Nunca tome remédios por conta própria sem saber o que realmente deve ser tratado. Observe seu corpo todos os dias para perceber quando algo está errado. Lembre-se que cada organismo é único, então o mesmo sintoma pode significar doenças diferentes em duas pessoas.

Veja também: Como fazer suco de abóbora para emagrecer – com receitas e benefícios

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR