ENEM 2021 já tem data prevista para acontecer; saiba detalhes

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2021 já tem data prevista para acontecer. A previsão é de que o exame ocorra entre novembro e dezembro deste ano. O planejamento vem sendo feito levando em conta a pandemia que ainda vivemos. Para este ano é esperado a segunda edição do exame digital.

A confirmação da previsão prováveis para a realização do exame foi feita pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, durante entrevista após a aplicação das últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio Digital.

>>Caixa Tem antecipa auxílio emergencial, FGTS, PIS e outros; saiba como

ENEM 2021

Todo o planejamento do exame deste ano está sendo feito levando em consideração que ainda estamos vivendo em calamidade pública causada pela pandemia da Covid-19.

No entanto, Alexandre Lopes afirma que essa previsão de data não deve ser alterada. O objetivo do Inep é fazer com que até 2026 o Exame Nacional do Ensino Médio seja todo digital. Para isso, “Já em 2021 vamos ampliar a oferta, para mais pessoas fazerem o Enem digital”, afirmou Lopes.

>>Bolsa Família volta a fazer pagamentos nesta quarta-feira; veja quem recebe primeiro

Em 2020, edição piloto desse modelo de aplicação, 93.079 candidatos eram esperados, mas apenas 26.7609 participaram. Alguns desses estudantes participarão da reaplicação da prova.

Como usar a nota do ENEM 2021?

Vale lembrar que o Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada nas instituições de ensino superiorpúblicas ou particulares. E existem diversas formas de se conseguir esse ingresso que são:

Sistema de Seleção Unificada: nesta opção, os estudantes são selecionados para ingressar em universidades públicas, estaduais ou federais. Para participar, o candidato precisa ter atingido nota acima de zero na redação do Enem.

>>Barcos do INSS retomarão missões no Amazonas na próxima segunda-feira

Programa Universidade para Todos: Neste programa, podem participar os estudantes com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos para conseguir bolsas de estudos de 50% ou 100%. É preciso que o candidato tenha participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter atingido, pelo menos, 450 pontos na prova e não podem ter zerado a redação.

Financiamento Estudantil: No Fies, o estudante conclui o curso em instituição particular, mas paga apenas depois de formado, sendo possível conseguir até mesmo juros zero. O estudante é ainda beneficiado com o financiamento quando faz o Enem e atinge pelo menos 450 pontos na prova. Porém, a partir de 2022 o estudante também deverá atingir 400 pontos na redação.

>>Jovens do Cadastro Único serão inseridos no mercado de trabalho; saiba como

Ingresso direto: Algumas instituições de ensino realizam suas seleções próprias com o uso da nota do exame. Esse tem sido um procedimento bastante usado nas seleções feitas principalmente durante o período de pandemia.

Ingresso nas Universidades portuguesas: Mais de 40 instituições portuguesas recebem os estudantes brasileiros por meio de seleções com a uso da nota do Enem.

Sobre o ENEM

Instituído em 1998 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

>>Saiba o que fazer quando não se declara o Imposto de Renda

Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para auto avaliação de conhecimentos.

PODE LHE INTERESSAR