ENEM 2020: passo a passo para solicitar reaplicação da prova

Saiba quais são as próximas etapas do Enem 2018 - Gabarito oficial e resultados
Foto: Ananda Migliano/Ofotográfico/Folhapress

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020 já foram aplicadas. Agora os estudantes que foram barrados ou tiveram alguma intercorrência que os impossibilitou de participar, têm até a próxima sexta-feira (29), para solicitar a reaplicação. O número recorde de abstenções, 55,3% dos candidatos inscritos não compareceram aos locais de prova.

>>Como Segurado do INSS tem acesso a carta de concessão de Benefícios?

Quem tem direito a reaplicação do Enem?

Doença – Inscritos que apresentaram sintomas de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista, na véspera (após as 12h dos sábados anteriores) ou nos dias de prova.

São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

>>Como Segurado do INSS tem acesso a carta de concessão de Benefícios?

Problema logístico – São considerados problemas logísticos, por exemplo, desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela e erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.

>>Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado

Quais documentos apresentar?

Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante.

>>Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado

Enem no Amazonas

No estado todo do Amazonas não será necessário o pedido de reaplicação. Isso também vale para as cidades de Espigão do Oeste e Rolim de Mouro, em Rondônia.

Vale lembrar que todas as solicitações feitas serão analisadas e deferidas (atendidas) ou não pelo Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (INEP).

Como fazer a solicitação da reaplicação do ENEM 2020?

A reaplicação das provas deve acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro(terça e quarta). E os estudantes devem acessar a Página do Participante até a próxima sexta-feira, 29 de janeiro, para fazer a solicitação.

Ao acessar o portal, o candidato deverá está  com seu CPF e senhacadastrados em gov.com. No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020.

>>Novo calendário do auxílio emergencial entrou em vigor; acompanhe

Em motivo de doença, o candidato deverá, assim como foi solicitado aos estudantes com COVID, enviar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB, o documento com seu nome e assinatura de um profissional de saúde que comprove a condição.

O INEP ainda recomenda que as solicitações sejam feitas pela internetmas é possível entrar em contato com o instituto pelo telefone: 0800 616161.

 

PODE LHE INTERESSAR