
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020 já foram aplicadas. Agora os estudantes que foram barrados ou tiveram alguma intercorrência que os impossibilitou de participar, têm até a próxima sexta-feira (29), para solicitar a reaplicação. O número recorde de abstenções, 55,3% dos candidatos inscritos não compareceram aos locais de prova.
>>Como Segurado do INSS tem acesso a carta de concessão de Benefícios?
Quem tem direito a reaplicação do Enem?
Doença – Inscritos que apresentaram sintomas de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista, na véspera (após as 12h dos sábados anteriores) ou nos dias de prova.
São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
>>Como Segurado do INSS tem acesso a carta de concessão de Benefícios?
Problema logístico – São considerados problemas logísticos, por exemplo, desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela e erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.
>>Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado
Quais documentos apresentar?
Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante.
>>Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado
Enem no Amazonas
No estado todo do Amazonas não será necessário o pedido de reaplicação. Isso também vale para as cidades de Espigão do Oeste e Rolim de Mouro, em Rondônia.
Vale lembrar que todas as solicitações feitas serão analisadas e deferidas (atendidas) ou não pelo Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (INEP).
Como fazer a solicitação da reaplicação do ENEM 2020?
A reaplicação das provas deve acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro(terça e quarta). E os estudantes devem acessar a Página do Participante até a próxima sexta-feira, 29 de janeiro, para fazer a solicitação.
Ao acessar o portal, o candidato deverá está com seu CPF e senha, cadastrados em gov.com. No sistema, ele deverá fazer a descrição completa do quadro que o impediu de participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020.
>>Novo calendário do auxílio emergencial entrou em vigor; acompanhe
Em motivo de doença, o candidato deverá, assim como foi solicitado aos estudantes com COVID, enviar em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB, o documento com seu nome e assinatura de um profissional de saúde que comprove a condição.
O INEP ainda recomenda que as solicitações sejam feitas pela internet, mas é possível entrar em contato com o instituto pelo telefone: 0800 616161.