ENEM 2020: Inep divulga gabaritos e cadernos de questões; confira

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Os gabaritos oficiais das provas objetivas e os cadernos de questões da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão disponíveis. Para conferir, o participante deve acessar os materiais no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou por meio do aplicativo Enem.

>>Últimos dias para solicitar renegociação de débitos do Fies

Os estudantes que fizeram videoprovas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) também podem consultar todas as 180 questões referentes a essa modalidade do exame. Nesses casos, o material está disponível, em vídeo, no canal do Inep no YouTube. Os gabaritos das videoprovas também podem ser acessados, em PDF, no portal do Inep e no aplicativo Enem.

O Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de fevereiro. Assim, estão disponíveis os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova.

>>Trabalhador em sistema de ‘home office’ poderá receber auxílio financeiro; entenda

Os resultados do Enem 2020 serão publicados no dia 29 de março. Para os “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que fazem a prova para testar conhecimentos —, o boletim individual será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame, de acordo com o edital. Acesse os gabaritos e cadernos de questões.

Sobre o ENEM

Instituído em 1998 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

>>Edital para concurso da PRF com 1500 vagas deve sair em janeiro

Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

>>Bolsa Família, Renda Brasil ou auxílio: qual desses permanece em 2021?

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

A aplicação do Enem ocorre em dois domingos. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: a) linguagens, códigos e suas tecnologias; b) ciências humanas e suas tecnologias; c) ciências da natureza e suas tecnologias; d) matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões, ao todo. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade.

 

 

PODE LHE INTERESSAR