Emprego: descubra o que as empresas procuram em um currículo

Autor:

Publicada em


Emprego: descubra o que as empresas procuram em um currículo
Emprego: descubra o que as empresas procuram em um currículo – Reprodução

Emprego: descubra o que as empresas procuram em um currículo. Descubra o que as empresas procuram em um currículo.

Para que você tenha alguma chance de avançar para a fase de entrevista seu CV precisa de alguma forma chamar a atenção do leitor.

Os recrutadores e gerentes responsáveis pela contratação podem receber centenas de requisições para uma vaga, por isso algumas vezes somente passam o olho nos currículos antes de ir para a entrevista.

Cause impacto

A fim de causar um impacto imediato, o seu currículo terá de comunicar as seguintes informações de forma objetiva e sucinta:

  • Funções e responsabilidades – Você vai precisar adequar o seu currículo para cada vaga específica em que se candidatar, por isso é vital que os cargos e responsabilidades inclusos em seu currículo sejam relevantes (ou, pelo menos, compatíveis) para a vaga em oferta. É importante que o seu CV ofereça mais do que apenas uma lista de suas responsabilidades.
  • Experiência – Certifique-se de que sua experiência, seja de seis meses em uma vaga ou quatro anos em outra, pareça consistente e relevante para a vaga a qual você está se candidatando. Deixe claro onde agregou valor e sua contribuição para qualquer projeto de grande visibilidade.

Veja também:  Emprego: aprenda como montar um currículo perfeito

  • Competências – Certifique-se de incluir todas as competências relevantes adquiridas e exigidas de você em vagas anteriores. Suas competências irão complementar a sua experiência e devem, finalmente, ilustrar a sua aptidão para a vaga em oferta.
  • Resultados e conquistas – Os gerentes responsáveis pelas vagas gostam de ver resultados, por isso, se você alcançou um nível acima de sua meta como um gerente de vendas, por exemplo, certifique-se de afirmar seus objetivos como montantes ou percentagens, e demonstre como você os ultrapassou.
  • Educação – Destaque certificados educacionais relevantes, especialmente quando foram listados como essenciais ou desejáveis nos critérios de seleção.

Encontre novas oportunidades

Atinja todo seu potencial no trabalho certo para você!

Quando tiver acertado todos os detalhes, seu CV precisará estar bem escrito e com boa aparência se quiser que ele chame atenção de um gerente ou recrutador de forma rápida e eficaz. Para fazer isso, é importante prestar atenção aos seguintes detalhes:

  • Leitura fácil – Certifique-se de que o layout de seu currículo esteja claro e consistente, contendo apenas um tipo de fonte (negrito pode ser usado para destacar) e utilizando pontos para delinear competências, conquistas, responsabilidades, etc., em vez de frases desconexas.
  • Sem inconsistências – Garanta em seu CV uma ordem cronológica correta e clara, sem lacunas de tempo inexplicáveis ou inconsistências em relação a responsabilidades que você desempenhou ou realizações que você tenha incluído.

Leia também: Currículo e emprego: o que escrever nas qualificações para ir bem na seleção

  • Idioma relevante – Certifique-se de incluir palavras-chave reconhecíveis de imediato em todo curríulo. Evite jargões excessivos e esteja consciente de que a pessoa que o ler pode não ser um técnico ou mesmo fazer parte da indústria, no entanto, eles vão saber o que procurar.
  • Formato  – Formate seu CV de tal forma que o destinatário será capaz de abri-lo facilmente – nenhum recrutador quer baixar um software para visualizar um CV. Além disso, certifique-se de, ao salvar o seu currículo, incluir seu nome, por exemplo, JohnSmith-CV no título salvo.

Você pode possuir todas as habilidades e experiências desejadas para se destacar em uma vaga, mas se não documentá-las claramente em seu currículo, pode ficar para trás na hora de ser considerado para a vaga a qual se candidatou.

Fonte: Page Personnel