Elimine os piolhos com estes remédios caseiros

Elimine os piolhos com estes remédios caseiros
Elimine os piolhos com estes remédios caseiros. © Freepik

Elimine os piolhos com estes remédios caseiros

Nossos filhos voltaram à escola e, por mais um ano, suas lindas cabeças ficam expostas aos temidos piolhos, que tendem a se mover com incrível facilidade no couro cabeludo das crianças (especialmente nas meninas que tendem a ter cabelos mais longos). Embora os piolhos também sejam algo para adultos e possam atacar professores, mães, pais, etc.

Você pode usar todos os tipos de repelentes, mas eles estão muito expostos para funcionar tão bem quanto gostaríamos. Pense que na escola compartilham todo tipo de objetos (tapetes, bonés, almofadas…) que facilitam o contágio, além de realizarem inúmeras atividades grupais que favorecem a proximidade ideal de suas cabeças para que os piolhos corram de um para o outro.

+Dez óleos essenciais que você deve conhecer e aproveitar

O sintoma mais óbvio de que os piolhos chegaram é a coceira que os obriga a coçar muito a cabeça. Preste atenção a isso e verifique seu couro cabeludo com freqüência.

Quando já estão infectados, o que se chama de pediculose, devemos nos apressar em eliminá-los, pois os piolhos põem ovos, as chamadas lêndeas, que em apenas 9 dias serão piolhos. Ou seja, eles crescem muito rápido e é melhor resolver o problema o mais rápido possível.

+Prepare esta máscara de iogurte e limão para pele seca

Na farmácia têm muitos produtos que eliminam os piolhos do couro cabeludo, e também existem centros especializados que por um custo mais elevado afirmam eliminar os piolhos numa única consulta (embora ninguém garanta que não voltarão depois de alguns dias). Além dessas soluções mais padronizadas, existem remédios caseiros que podem ajudá-lo a resolver esse problema irritante.

+Babosa (Aloe Vera) é potente em seu uso medicinal, cosmético e na culinária

Elimine os piolhos com estes remédios caseiros

Óleos essenciais

Você pode aplicá-los no couro cabeludo, mas sempre diluídos em azeite de oliva e nunca em crianças menores de 4 anos. Óleo de lavanda, óleo da árvore do chá, óleo de eucalipto, óleo de alecrim ou óleo de gerânio são eficazes. Dissolva 20 gotas de óleo essencial em 50cl de azeite e deixe agir durante a noite.

+Soluções naturais e caseiras para eliminas as baratas de sua casa

Azeite de oliva

O próprio azeite, mesmo sem estar acompanhado de um óleo essencial, pode ajudar a eliminar os piolhos e as lêndeas do cabelo. Cubra o couro cabeludo e o cabelo com bastante azeite. Cubra a cabeça com uma touca de banho e deixe durante a noite. De manhã, passe um pente fino em todo o cabelo para remover lêndeas e piolhos.

+Os 3 principais hidratantes caseiros para cabelos crespos

Vinagre de cidra branco ou maçã

Este é um remédio clássico que tem sido usado por gerações e gerações e é especialmente útil para remover lêndeas. É muito simples de fazer: impregnar toda a cabeça com vinagre, garantindo bem as áreas do pescoço e atrás das orelhas. Coloque uma touca de banho para cobrir sua cabeça e deixe agir por três horas. Em seguida, lave o cabelo normalmente e, enquanto estiver úmido, por uma lêndea para remover possíveis restos.

+Cabelo caindo muito? Veja o que pode ser e como tratar

Infusão de arruda

Infundir 30 gramas de arruda em meio litro de água por 20 minutos. Em seguida, impregne os cabelos com a infusão, cubra com uma touca de banho e deixe agir por 1 hora e meia ou 2 horas. Em seguida, lave o cabelo normalmente e passe um pouco nele.

PODE LHE INTERESSAR