É ruim fazer os mesmos exercícios todos os dias?

É ruim fazer os mesmos exercícios todos os dias?
É ruim fazer os mesmos exercícios todos os dias? – jacoblund/Thinkstock

É ruim fazer os mesmos exercícios todos os dias?

A maioria de nós define um alarme para o mesmo horário todos os dias (e para a mesma música, nada menos), come a mesma aveia durante a noite no café da manhã e toma o mesmo caminho para ir e voltar do trabalho. Além disso, muitos de nós fazemos a mesma coisa toda vez que nos exercitamos. Mas fazer exatamente o mesmo treino todos os dias não é bom.

Por que você precisa equilibrar exercícios e recuperação?

Antes de explicarmos por que a variedade é o tempero do exercício, você deve primeiro entender o que exatamente está acontecendo com seu corpo quando você levanta pesos, sai para correr ou faz uma aula de Zumba e também depois de terminar.

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Quando você se exercita, você está colocando pressão em seu corpo, da qual você se recupera assim que abre o zíper dos sapatos e tira o short. É durante o tempo de inatividade que seus músculos se reparam e se adaptam, o que permite que você fique mais forte e em forma.

Se você pular para outro treino antes que seu corpo esteja totalmente recuperado do último, você interromperá o processo natural de recuperação do seu corpo. A recuperação insuficiente pode não apenas causar estabilização, mas também danificar tendões, ligamentos e articulações, o que pode causar lesões e uso excessivo.

Ou pior ainda: a recuperação insuficiente a longo prazo pode levar à síndrome de overtraining, que ocorre essencialmente quando o corpo entra em um estágio de colapso crônico.

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Quanto tempo leva para você se recuperar adequadamente após um treino depende de coisas como nutrição (especialmente ingestão de proteínas!), Níveis de estresse, qualidade e quantidade do sono, idade, idade de treinamento e muito mais. Mas, como regra geral: quanto mais pesado, mais difícil e mais intenso for um treino, mais tempo seu corpo leva para se recuperar.

Posso fazer exercícios todos os dias?

Não. É absolutamente uma má ideia fazer o mesmo treino sete dias por semana.

Para começar, diferentes exercícios requerem diferentes tempos de recuperação. Por exemplo, um estudo de 2010 publicado no International Journal of Sports Physiology and Performance descobriu que leva 48 horas para se recuperar de um treino de supino, enquanto um estudo de 2016 publicado no Journal of Physical Therapy Science descobriu que demorou 72 horas para se recuperar totalmente do treinamento de sprint.

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Faça o mesmo exercício todos os dias e você dará ao seu corpo menos de 24 horas para se recuperar. Novamente, a recuperação insuficiente pode resultar em uma falta geral de progresso em direção aos seus objetivos e / ou lesões.

Bem, e se eu estiver me recuperando corretamente entre os treinos? No final das contas, se você está fazendo um treino que é suave o suficiente para o corpo e é seguro fazer todos os dias, esse treino não está colocando demanda suficiente no corpo para mantê-lo em forma.

O que acontece se você se exercitar apenas alguns dias por semana?

E se você só fizer exercícios quatro ou cinco dias por semana, mas cada vez que o fizer, estará fazendo exatamente o mesmo treino? A resposta não muda. Quer sejam quatro ou sete dias por semana, se você fizer o mesmo exercício todas as vezes que fizer exercícios, obterá rapidamente retornos decrescentes nessa rotina de exercícios.

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Além disso, fazer o mesmo exercício todos os dias é chato.

Fazer o mesmo exercício todos os dias é como ir do trabalho para casa todos os dias, a certa altura tudo é excluído porque é muito tedioso.

Se você está circulando pesos ou registrando milhas quando não está pensando nisso, você está no ritmo errado ou é uma má reputação para se machucar. Além disso, fazer exercícios sem estar na zona torna o treino menos eficaz.

Vamos pegar o levantamento terra, por exemplo. Você pode ser capaz de suportar o peso sem se comprometer mentalmente, mas se levantar sem primeiro apoiar o núcleo e apertar as omoplatas, reduzirá o potencial de construção muscular do movimento.

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Você pode fazer a mesma atividade, mas não o mesmo treinamento?

E se você realmente ama correr? Ou você é realmente apaixonado por levantamento de peso? É normal fazer o mesmo estilo de treinamento todos os dias, mas não exatamente o mesmo treinamento.

Veja a corrida, por exemplo. Se você correr exatamente na mesma rota, exatamente no mesmo ritmo todos os dias, você se estabilizará rapidamente. No entanto, se sua programação semanal de corrida alterna entre fartlek, declives e ritmo, variando distâncias e rotas, você pode rapidamente se tornar um melhor corredor.

Idealmente, no entanto, seu programa não deve incluir apenas a execução. Alguém que treina para uma corrida de corrida se tornará um corredor melhor se seu programa incluir ioga e treinamento de força.

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Outro exemplo: treinamento de força. Você pode fazer musculação ou força todos os dias, contanto que alterne os grupos musculares que está trabalhando. Isso permite que você descanse um grupo de músculos enquanto treina o outro. Portanto, se você fizer o leg day na segunda, terça-feira, quando estiver mirando nas costas e no bíceps, suas pernas estão melhorando.

No entanto, como acontece com a corrida, um equilíbrio entre força e cardio é ideal. Embora o treinamento de força possa ser desgastante para o sistema cardiovascular, não é a forma mais eficiente de cardio. Em geral, é melhor para a maioria das pessoas fazer 15-20 minutos de exercícios aeróbicos mais tradicionais, dois ou três dias por semana.

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