Duas receitas fáceis de queijo fresco para aproveitar seus benefícios

Autor: Evelin Brandão

Publicada em


Duas receitas fáceis de queijo fresco para aproveitar seus benefícios
Duas receitas fáceis de queijo fresco para aproveitar seus benefícios – Reprodução

Duas receitas fáceis de queijo fresco para aproveitar seus benefícios. Quem não gosta de um queijo? Seja para comer puro, com um vinho, com um doce, ou em tantas receitas que existem por aí. Sendo assim, ele pode ser feito em casa, pois é feito a partir do leite.

Além de serem deliciosos, os queijos, são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, podendo trazer diversos benefícios para a saúde quando aliados a uma dieta balanceada.

Como o único passo obrigatório para a sua produção é a separação do leite de diversos animais em soro e coalhada, podemos encontrar uma grande variedade.

Desse modo, o queijo é um bom complemento alimentar. É valioso por ser de fácil transporte, ter longa durabilidade e alto teor de gordura, proteína, cálcio e fósforo. Portanto, o queijo é uma forma mais compacta de nutrição e tem uma validade mais longa que a do leite do qual ele é feito.

Veja também: Veja três receitas de tapioca com queijo para ter mais energia e emagrecer

Como fazer seu próprio queijo

1. Queijo Mussarela caseiro

Ingredientes

1L de leite
200g de amido de milho
1 colher (de sopa) rasa de sal
200g de mussarela cortada ou ralada
200g de manteiga com sal ou margarina

Modo de preparo

  1. Coloque numa panela grande o leite, adicione o amido de milho e deixe dissolva no leite, adicione o sal, a mussarela e a margarina.
  2. Assim, leve a panela ao fogo mexendo sem parar até engrossar, quando começar a engrossar baixe o fogo e continue mexendo até que a massa desgrude do fundo da panela. (um ponto semelhante a brigadeiro)
  3. Desligue o forno e coloque a massa de queijo em um pote grande. Então, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por aproximadamente 6 horas. Depois é só desenformar e servir

Veja também: Receita fácil de Tortinha de Queijo Fit com apenas 3 Ingredientes

2. Queijo cremoso caseiro

Ingredientes

1 litro de leite integral
20 ml de vinagre branco
1 pitada de sal
1 colher de sopa rasa de manteiga

Modo de preparo

  1. Ferva o leite e a seguir adicione o vinagre.
  2. Assim, espere alguns minutos até o leite talhar, depois basta remover a parte mais espessa com uma concha ou escumadeira e colocar numa taça e adicionar o sal e a manteiga e bater com o mixer para ficar mais cremoso.
  3. Então, depois basta guardar num recipiente de vidro e mantenha guardado na geladeira.

Veja também: Experimente essa receita de bolinho de arroz com carne seca e queijo

Como aproveitar os benefícios?

Para obter todos os benefícios do queijo, a dose recomendada é de 20 a 25 gramas por dia, o que equivale a 1 ou 2 fatias de queijo.

Assim, dependendo do modo que você irá usá-lo, o tipo de queijo deve ser adaptado, especialmente no que se refere à quantidade de gordura, lembrando que os queijos mais amarelos geralmente são os que possuem maior teor de gordura e calorias.

Então, uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) constatou que o consumo regular de queijo fresco está associado a um menor risco de hipertensão e diabetes

Pois além de fornecerem cálcio, estes são quase isentos de gordura. Portanto, essa combinação estabiliza a pressão arterial, regula a absorção da glicose e ajuda a equilibrar o peso.

Veja também: Três receitas deliciosas de pizza frita – aberta ou fechada e com recheio