Dor na coluna? Sete dicas de ouro para você corrigir sua postura

Dor na coluna Sete dicas de ouro para você corrigir sua postura
Dor na coluna? Sete dicas de ouro para você corrigir sua postura – iStock

Dor na coluna? Sete dicas de ouro para você corrigir sua postura. A postura incorreta é um mau hábito de milhares de pessoas que, geralmente, começa na infância.

Ficar de pé, agachar-se e sentar-se com a coluna ou com os quadris tortos é uma ação involuntária que só é percebida quando os problemas de coluna começam a aparecer, junto de dores na coluna e dores de cabeça que podem se tornar constantes com risco de dor crônica. Então, seja para prevenir ou tratar, veja dicas de como corrigir a postura.

Sete dicas de como corrigir a postura

As formas de como corrigir a coluna devem ser praticadas em conjunto. A pessoa deve começar a prestar atenção na sua postura a todo instante e também deve fortalecer seu músculos. Veja de que formas fazer isso:

1. Fazer alongamentos

Os alongamentos são recomendados para todas as pessoas em qualquer profissão. Ao acordar, uma sessão de alongamentos para o corpo inteiro é muito bem-vinda.

Para as pessoas que trabalham muitas horas em uma mesma posição, seja sentado ou de pé, também é importante fazer uma série de alongamentos a cada hora.

2. Praticar atividade física

Além dos alongamentos, também é essencial praticar algum tipo de atividade física todos os dias ou pelo menos três vezes por semana, quando realmente não puder fazer mais. Aliás, o alongamento sempre deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física.

Essas atividades visam manter o corpo disposto, alongado, fortalecer todos os músculos, em especial os do tronco (costas, peito e abdômen). Então, se possível, deve combinar execícios aeróbicos e musculação.

3. Escolher exercícios específicos

Além dos alongamentos diários e da atividade física, para quem já sente dor pode ser bom fazer exercícios específicos para a dor na coluna e a má postura.

Mas, nesse caso, as formas de como corrigir a postura devem ser recomendadas pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta, depois de avaliar se não existe algum outro problema a ser tratado.

Isso porque, se a pessoa debilitada fizer qualquer exercício sem orientação profissional, poderá agravar ainda mais o problema.

Veja também: Receitas naturais e dicas para desintoxicar o fígado para emagrecer

4. Sentar-se da forma correta

A postura correta é quando a coluna está reta, sem forçar. Na hora de se sentar em uma cadeira, procure prestar atenção na postura.

Deve sentar-se com as costas apoiadas no encosto da cadeira, os quadris retos, o bumbum sobre todo o assento, sem cruzar as pernas e com os pés totalmente apoiados no chão.

5. Usar sapatos confortáveis

Muitas mulheres desenvolvem problemas na coluna por causa do uso de salto alto. Simplesmente, não existe salto alto confortável que seja recomendado para uso diário.

Todos eles fazem mal à coluna porque as plantas dos pés não ficam totalmente apoiadas no chão, mesmo quando é um salto de 3 centímetros.

Então, sempre que possível, os saltos devem ser evitados, em especial para quem precisa ficar muito tempo na mesma posição.

6. Investir em ergonomia

Além do cuidado com os sapatos e com o modo de se sentar, também é interessante investir em uma cadeira ergonômica, ou seja, que tenha um design ideal para se ajustar à coluna.

Para quem é muito baixinho e mesmo com as cadeiras mais baixas, não alcança os pés no chão, deve-se utilizar um apoio para os pés, vendido nas lojas de móveis e artigos para escritório. As empresas devem garantir essas soluções ergonômicas aos seus colaboradores.

Portanto, além da cadeira e do apoio para os pés, também é muito importante dormir em um bom colchão e com um bom travesseiro.

Muitas pessoas já acordam com fortes dores na coluna e acabam negligenciando a postura correta por causa da sensação de alívio da dor quando as costas ficam tortas.

7. Prestar atenção na postura para caminhar

É mais fácil perceber que está com a coluna torta quando fica horas sentado ou parado de pé e as costas começam a doer. Mas quando se está caminhando fica mais difícil.

Por isso mesmo que é necessário ter uma atenção extra. Para caminhar a coluna também deve estar reta: barriga para dentro, peito para fora com os ombros alinhados, sem forçar, e cabeça reta olhando para frente.

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR