Diga adeus à prisão de ventre com 10 alimentos que ajudam a ir ao banheiro

Diga adeus à prisão de ventre com 10 alimentos que ajudam a ir ao banheiro
Diga adeus à prisão de ventre com 10 alimentos que ajudam a ir ao banheiro

Diga adeus à prisão de ventre com 10 alimentos que ajudam a ir ao banheiro.

Algo tão normal e necessário como ir ao banheiro pode se tornar um verdadeiro pesadelo para muitos. De acordo com alguns estudos, cerca de 15% da população mundial sofre de constipação crônica. Algo que também afeta mais mulheres do que homens e se intensifica após os 65 anos.

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Embora as causas que causam a constipação possam ser diversas e muito diferentes, incluindo condições no intestino, ela também está relacionada a aspectos como falta de mobilidade e exercícios físicos, fatores psicológicos, obesidade e hábitos alimentares inadequados.

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, sofremos episódios de prisão de ventre.  Um problema para o qual existem diversos tratamentos, como os laxantes, mas que pode ser melhorado com uma alimentação saudável e equilibrada.

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Quais alimentos você deve comer em caso de prisão de ventre?

Embora, como mencionamos, os laxantes sejam para muitos a solução mais rápida e eficaz, eles são apenas um remendo temporário para um problema que pode ser resolvido incluindo certos alimentos em nossa dieta diária. Alguns alimentos ricos em fibras que promovem o trânsito intestinal e outros tipos de nutrientes que atuam a favor da saúde intestinal.

1. Azeite virgem

Os benefícios associados ao azeite são inúmeros. O azeite de oliva, como outros alimentos ricos em gorduras saudáveis, como o abacate, lubrifica e amolece o interior dos intestinos, promovendo sua função. Recomenda-se tomar entre 4 e 6 colheres de sopa de azeite virgem cru por dia.

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2. Linhaça

Embora tenham sido rejeitadas por um tempo, nos últimos anos, as sementes vêm ganhando adeptos. No caso do linho, embebido, liberam mucilagem, substância vegetal viscosa que auxilia no trânsito e na limpeza do intestino.

3. Kiwis

Considerada os reis contra a constipação, essa fruta saborosa é rica em fibras, o que a torna um grande aliado no combate à constipação. Existem muitas dietas que aconselham ingerir um pedaço de kiwi com o estômago vazio, algo corroborado por diversos estudos que confirmam seu efeito no combate à constipação.

4. Legumes

O grão-de-bico, o feijão, a lentilha ou a ervilha, os legumes são ricos em fibras e seu consumo aumenta a produção de ácido butírico, tipo de ácido graxo que pode atuar como laxante natural. Além disso, esse ácido auxilia na movimentação do trato digestivo e atua como um anti-inflamatório para reduzir a inflamação intestinal associada a algumas doenças.

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5. Maçãs

O consumo dessa fruta traz inúmeros benefícios ao nosso organismo. Embora seja considerada uma fruta adstringente, ingerida com a pele é um excelente regulador intestinal. A casca da maçã concentra uma grande quantidade de fibras insolúveis, o que ajuda no combate à prisão de ventre.

6. Kefir

O kefir, assim como o iogurte, é um alimento rico em probióticos. Probióticos são organismos vivos que ajudam a regenerar e manter o equilíbrio da flora bacteriana intestinal, ajudando a normalizar o trânsito intestinal.

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7. Aveia

Considerada um super cereal, a aveia tem vários benefícios à saúde. Com alto teor de fibras naturais, possui beta-glucana, elemento que auxilia na evacuação intestinal mais fácil. Começar o dia com um pequeno-almoço que inclua este cereal ajuda a começar o dia com energia.

8. Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes, entre os quais encontramos espinafre, couve ou repolho, são grandes aliados contra a constipação. Está comprovado que o seu consumo, que fornece inúmeros nutrientes ao nosso organismo, regula o trânsito intestinal.

9. Ameixas

Com mais de 15 vitaminas e minerais, as ameixas também contêm fibras e antioxidantes. Como os kiwis, as ameixas são incluídas em muitas dietas anti-constipação graças ao sorbitol, um laxante natural que ajuda a reter água e amolecer as fezes.

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10. Espargos

Os espargos contribuem para o bom funcionamento dos nossos intestinos. Graças ao seu teor de fibras, eles lutam contra a constipação . Além disso, são pobres em calorias, atuam como diuréticos e são grandes aliados da digestão.

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