Dieta: Conheça o cardápio de 1200 calorias para perder peso

Dieta: Conheça o cardápio de 1200 calorias para perder peso
Dieta: Conheça o cardápio de 1200 calorias para perder peso. Foto: Freepik

Dieta: Conheça o cardápio de 1200 calorias para perder peso

Embora com esse confinamento pandêmico e a pouca atividade física que realizamos durante o confinamento prejudique nosso corpo, sempre há coisas que podem ser feitas, como a dieta de 1200 calorias. É um regime hipocalórico usado em pacientes com sobrepeso, que promove uma perda de peso saudável. Durante esta dieta é necessário comer em pequena quantidade, mas constantemente e várias vezes ao dia, pois o objetivo é que o indivíduo gaste mais calorias do que ingeriu durante o dia.

A técnica consiste em utilizar a gordura que se acumula no corpo para gerar energia. Normalmente uma mulher adulta e sedentária consome 1.800 a 2.000 calorias por dia, portanto, se o consumo for 1.200, a redução calórica ficará entre 600 e 800 calorias, auxiliando assim na perda de peso. É importante citar que esta dieta deve ser acompanhada por nutricionista, pois possui uma restrição calórica importante, embora o ideal seja que seja realizada certa avaliação nutricional completa do indivíduo para calcular quantas calorias devem ser consumidas para emagrecer.

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Como é feita a dieta?

A dieta é realizada com o objetivo de promover a perda de peso, uma vez que o corpo é levado a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia. Porém, para que a perda de peso ocorra de forma saudável, o processo deve ser acompanhado por nutricionista para que, após uma avaliação nutricional completa do indivíduo, possa ser calculada quantas calorias devem ser consumidas para perder peso.

Além disso, é necessário que a dieta alimentar seja acompanhada de atividade física leve a moderada, ou seja, evitar exercícios de alta intensidade. E é importante dizer que este regime não pode ser realizado por longos períodos, pois poderia causar algum déficit nutricional, perda de massa muscular, fraqueza, cansaço excessivo e desconforto geral.

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É muito importante que, seguindo o plano alimentar, ingira entre 1,5 e 2 litros de água. Se o paciente for um daqueles indivíduos com problemas de ingestão hídrica, pode recorrer a águas com sabor para facilitar o seu consumo. As saladas podem usar limão, vinagre e um pouco de sal para temperar.

Exemplo de menu corretamente balanceado

Essa dieta possui em si a distribuição de 20% de proteína, 25% de gordura e 55% de carboidratos. É importante consultar o especialista para ter a alimentação correta e os resultados durante sua apresentação.

Dia 1

  • Café da manhã: 1/2 xícara de cereal ou granola com 1 xícara de leite desnatado + 1 colher de sopa de aveia em flocos
  • Lanche da manhã: 1/2 banana + 1 colher de chá de manteiga de amendoim.
  • Almoço:  90 gramas de peito de frango grelhado + 1/2 xícara de quinoa + salada crua com alface, tomate e cebola + 1 colher de chá de azeite + 1 rodela de abacaxi.
  • Lanche da tarde:1 maçã pequena cozida com 1 colher de chá de canela
  • Jantar: Omelete (2 unidades) com espinafre (1/2 xícara) + 1 torrada de trigo integral
  • Lanche da noite:2 fatias de queijo branco.

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Dia 2

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos + 1 fatia de pão integral + 120 ml de suco de laranja
  • Lanche da manhã: 1 pera pequena aquecida no micro-ondas com 1 quadrado de chocolate amargo, picado em pedaços (> 70% cacau)
  • Almoço: 90 gramas de salmão + 1/2 xícara de arroz integral + Aspargos + 1 colher de chá de azeite
  • Lanche da tarde: 1 xícara de iogurte natural + 1 colher de sopa de aveia em flocos + 1 banana em rodas
  • Jantar: Salada crua com 60 gramas de filé de peru picado em tiras com 4 fatias finas de abacate. Guarnecido com limão e vinagre.
  • Lanche da noite: 1 pequena tangerina

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Dia 3

  • Café da manhã: 1 muffin médio ou biscoitos de aveia  com 1 colher de sopa de abacate + 1 fatia de queijo branco + 1 copo de suco de melancia
  • Lanche da manhã: Smoothie de morango: 6 morangos inteiros com 1 xícara de iogurte natural + 2 biscoitos integrais
  • Almoço: 1 berinjela recheada com 6 colheres de sopa de carne moída com 1 batata em cubos médios + 1 colher de chá de azeite
  • Lanche da tarde: 1 xícara de mamão em cubos
  • Jantar: 1 tortilha de trigo médio com 60 gramas de frango picado em tiras + 1 xícara de salada crua
  • Lanche da noite: 1 xícara de gelatina sem açúcar

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