Dicas práticas de como congelar alimentos corretamente

Dicas práticas de como congelar alimentos corretamente
Dicas práticas de como congelar alimentos corretamente. © Freepik

Dicas práticas de como congelar alimentos corretamente

Os congelados são grandes aliados pela sua praticidade : basta tirar da embalagem, da cozinha ou deixar descongelar e pronto! Porém, nem todos precisam comprá-los, descobrir como congelar os alimentos corretamente e fazer com que durem mais.

Os alimentos congelados são saudáveis. De fato, de acordo com um estudo publicado no Journal of Food Composition and Analysis, o processo de congelamento dos alimentos não afeta seu valor nutricional, de fato, ao contrário, os alimentos frescos tendem a perder propriedades com o tempo, mesmo quando refrigerados.

Tratamentos com uva para cuidar da sua pele

Isso significa que frutas e vegetais congelados às vezes são mais nutritivos do que algo fresco com 5 dias de idade, pois eles interrompem seu processo natural de decomposição. Claro que, para manter sua “qualidade”, você deve seguir algumas dicas para manter os congelados frescos.

Como congelar alimentos corretamente?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Para congelar sua comida preferida ou aquele pão que você cozinhou ( conheça os benefícios do pão caseiro ) e mantê-lo em bom estado, siga estas recomendações.

+Remédios caseiros com mel para respirar melhor e aumentar imunidade

1. Use o recipiente correto. A escolha de um vidro ou plástico Tupperware verificou que é adequado para congelador. Existem também bolsas congeladoras herméticas, o objetivo é proteger os alimentos das queimaduras de temperatura, que provocam alterações na pigmentação.

2. Mas se optar por sacos herméticos, retire todo o ar antes de fechá-los e não “emperre”, o melhor é congelar pequenas porções para não ter que descongelar tudo de uma vez. Mas isso também se aplica ao pão.

3. Congele os alimentos no mesmo dia da compra: especialmente para carnes, peixes, frango e frutas. Mas não esqueça de marcá-los com a data e o conteúdo.

+Camarão de coco: petisco diferente, delicioso e tropical para sentir na praia

4. Leve os alimentos à geladeira um pouco antes de levá-los ao freezer, meia hora é suficiente, assim eles congelarão mais rápido e você evitará a proliferação de bactérias.

5. Uma vez que um alimento tenha sido congelado, não descongele a menos que você vá consumi-lo, para evitar “danificá-lo” e adoecer. Conheça as intoxicações alimentares mais comuns.

6. Limpe muito bem a carne e o peixe antes de os congelar. O ideal é mantê-los limpos, sem ossos, espinhos ou gordura. Você sabe como identificar um peixe ruim ?

Alimentos necessários para o bom funcionamento do cérebro

7. Mas se você quiser congelar vegetais, é melhor lavá-los e escaldá-los. No caso das frutas, conserve-as frescas, caso contrário o resultado ao descongelar não será o melhor. Outra opção é fazer pacotes para smoothies. Conheça os ingredientes que um smoothie deve ter para perder peso.

8. Não “empurre” o freezer, deixe espaço entre os alimentos para expandir e circular o ar.

O que posso congelar?

De acordo com o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, praticamente tudo, exceto ovos em lata e com casca.

Porém, deve-se levar em consideração que a qualidade pode variar quando descongelados, por isso não é recomendável congelar frutas ou vegetais com muita água, molhos ou molhos cremosos ou que contenham amido, bem como laticínios, inclusive queijo.

+Conheça os benefícios do curioso milho roxo

Quanto ao tempo que duram congelados, segundo este organismo, não tem tanto a ver com a sua “deterioração”, mas com a diminuição da sua qualidade, portanto não deve deixá-los para sempre e cuidar para que a cadeia de frio não se quebre. muito tempo.

Sendo assim, chega de junk food! O congelamento é um grande aliado nesses momentos, mas também quando a vida é muito agitada e você só quer descansar… mas lembre-se, nunca descongele nada em temperatura ambiente.

PODE LHE INTERESSAR