Dicas para usar uma panela de pressão como um especialista e sem acidentes

Dicas para usar uma panela de pressão como um especialista e sem acidentes
Dicas para usar uma panela de pressão como um especialista e sem acidentes. Foto: Gastrolab

Dicas para usar uma panela de pressão como um especialista e sem acidentes

Os potes express , graças às válvulas de pressão, são muito confiáveis. Sem dúvida, estes são os aparelhos de cozinha perfeitos para cozinhar a vapor receitas saudáveis, nutritivas e deliciosas  com vegetais e carnes, de forma eficiente e segura. Por ser utilizado para cozinhar, é preciso evitar a perda de grande parte dos sucos de qualquer preparação.

As dicas que daremos a seguir são muito básicas e muito úteis que você deve aplicar ao usar uma panela de pressão para evitar acidentes e deixar sua comida seja perfeita.

>>Calorão! Refresque-se com água de melão com morango e aproveite seus benefícios

Dicas para usar uma panela de pressão com perfeição

É muito importante que você verifique se a embalagem por dentro (borracha) está em ótimo estado, pois se estiver muito gasta a tampa não conseguirá pressionar bem, muito vapor se perderá e poderá ser aberta.

É importante adicionar a válvula de pressão à nossa tampa. Cada panela de pressão tem uma válvula diferente, isso nos dirá quando a panela está funcionando, pois o vapor estará saindo sob pressão, mas impede que todo o vapor saia.

>>Está inchado? Experimente tomar um suco de açafrão com laranja

Ao adicionar o alimento e selar a tampa, é importante que tenhamos calor alto para que a válvula de pressão comece a soar e no momento em que soar baixemos a chama pela metade, ou um pouco mais, para que a válvula continue tocando, mas não estourar e evitar que nossa preparação fique sem líquido e queime.

Durante o cozimento, cada panela possui diferentes indicadores de pressão e isso serve para nos avisar quando a panela está em pleno funcionamento, pois o indicador permanecerá levantado.

>>Alimentos para melhorar a concentração de crianças em idade escolar

Terminado o tempo de cozedura, é importante aguardar até que o indicador de pressão baixe completamente para podermos abrir a nossa panela de pressão sem rebentar.

PODE LHE INTERESSAR