Dicas para substituir os ingredientes de suas sobremesas e torná-las mais saudáveis

Dicas para substituir os ingredientes de suas sobremesas e torná-las mais saudáveis
Dicas para substituir os ingredientes de suas sobremesas e torná-las mais saudáveis. Foto: Shutterstock

Dicas para substituir os ingredientes de suas sobremesas e torná-las mais saudáveis

Tudo o que é preparado em casa tem um sabor melhor, mas isso não significa necessariamente que também seja mais saudável , principalmente quando se trata de panificação. Os produtos caseiros nem sempre serão mais saudáveis ​​por si só, aliás, devemos deixar de lado as receitas tradicionais e melhorá-las nutricionalmente, adaptando-as ao nosso gosto.

Por que é importante fazer isso? Bem, em primeiro lugar, porque os carboidratos são uma parte importante da panificação. Entre farinhas, açúcares e gorduras; contém metade ou mais de um produto de pastelaria. As gorduras saturadas, problemas cardiovasculares amplamente relacionados  são também parte fundamental da pastelaria onde representam cerca de 21% do produto final.

>>Crepes de presunto e queijo, prepare-os facilmente com esta receita

Para evitar esses problemas de saúde não basta que as sobremesas que você faz em casa sejam esporádicas e moderadas, também precisamos começar a prepará-los de forma mais saudável. Aqui nós compartilhamos algumas chaves para fazer isso.

6 chaves para substituir os ingredientes de suas sobremesas e torná-las mais saudáveis

Substitua o açúcar

Este é provavelmente um dos passos mais importantes, pois não existe sobremesa que não contenha este ingrediente. Para começar a fazer, podemos substituir a quantidade de açúcar indicada pelo mel, além de usar 20% a menos que a quantidade indicada na receita. Ou seja, se a receita indica 100 gramas de açúcar, devemos usar 80 gramas. Esse ingrediente, além de delicioso, contém propriedades antibacterianas; embora, se preferir, em algumas receitas xaropes também podem funcionar.

>>Aprenda a fazer Muffin de banana sem glúten e com baixo teor de açúcar

Reduza as farinhas

Um bom ponto de partida é substituir metade desse ingrediente por farinha de trigo integral; ou seja, se uma receita indicar 100 gramas de farinha, usaremos 50 de farinha normal e os outros 50 de trigo integral. Também podemos substituir a farinha refinada por uma farinha mais saudável e sem glúten, como aveia ou farinha de aveia sozinha; um ingrediente que se destaca por melhorar a saúde gastrointestinal e do coração e também é indicado para celíacos e diabéticos.

Deixar o leite de fora?

Se você quer começar a fazer preparações que não utilizam tantos produtos de origem animal, pode começar com o leite, pois é o mais fácil de substituir. Com a mesma quantidade que a receita indica, pode-se usar qualquer leite vegetal, ou mesmo que a receita tenha outros sabores fortes como essências ou frutas, podemos substituí-lo por água.

>>Tigela de mingau de aveia com maçã para um café da manhã saudável e delicioso

O papel das nozes

Substituir toda ou parte da farinha por nozes trituradas pode ser uma das decisões que vão tornar a sua receita mais nutritiva, embora também seja um produto muito mais calórico. Amêndoas moídas são fáceis de encontrar e muito agradáveis ​​nas massas doces; avelã e noz adicionam outras nuances de sabor muito interessantes.

Minimizando a manteiga

A mesma quantidade de manteiga indicada em qualquer receita pode substituir a margarina, embora no caso das receitas que pedem manteiga derretida, substituí-la por purê de maçã será sempre uma alternativa muito mais nutritiva e saudável!

>>Dicas para fazer dieta a dois e atingir seus objetivos de perda de peso

Vá natural

Por fim, não há dúvidas de que preferir ingredientes tão naturais quanto possível sempre será de grande ajuda. Exemplo disso são as receitas que exigem o uso de chocolate, nesses casos é sempre preferível usar chocolate amargo em vez de adoçados. Não se esqueça de que isso pode reduzir significativamente a quantidade de açúcares.

PODE LHE INTERESSAR