Dicas para saber se o seu café estragou e como armazená-lo

Dicas para saber se o seu café estragou e como armazená-lo
Dicas para saber se o seu café estragou e como armazená-lo. © Freepik

Dicas para saber se o seu café estragou e como armazená-lo

O café é uma bebida que beneficia a saúde do corpo quando tomada com moderação , pois contém uma grande quantidade de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e doenças diversas, além do fato de a cafeína estar relacionada à redução do risco de doenças neurodegenerativas e depressão, melhora a concentração, entre outras vantagens.

Para consumir essa fruta, existem várias apresentações, como o café de moagem grossa ou fina, e o solúvel. Cada um tem características diferentes, mas por ser de origem orgânica é natural que tenha prazo de validade, por isso é importante saber armazená-lo e observar suas alterações.

>>Goji berry: o que é e como aproveitar este superalimento asiático

Para saber se o café que você tem no armário já está estragando ou não serve mais , é imprescindível observar e cheirar , pois por meio dessas características você pode determinar o seu estado. Ao entrar em contato com a umidade, o café começa a gerar mofo , portanto, se houver algum sinal do fungo, ele deve ser descartado imediatamente.

Como saber se o seu café está vencido e como armazená-lo?

Outra forma de saber se o seu café já estragou é através do prazo de validade, caso já tenha vencido é melhor jogar fora. Uma terceira opção é verificar se  o aroma do café se perdeu , isso significa que os óleos começaram a se decompor, por isso não são mais válidos.

>>Sem ideias para o jantar? Prepare esse delicioso croquete de batata, presunto e queijo

O café vencido não vai necessariamente causar problemas sérios , embora o sabor seja péssimo, e você deve considerar que se consumi-lo com mofo, ele pode conter micotoxinas que em grandes doses podem causar sérios problemas de saúde.

A melhor prática é que o café de compra, seja moído ou solúvel, que esteja sempre bem embrulhado, com menos ar, de preferência à vácuo. Por outro lado, aconselhamos mantê-lo na geladeira, para que dure mais tempo e cuidar para que não entre em contato com umidade ou molhe.

>>Tigela de aveia e frutas vermelhas, o café da manhã perfeito para perder peso

Lembre-se de comprar café na hora de consumi-lo , para garantir que está muito mais fresco. Agora que você já sabe, cuide bem do seu café e guarde-o bem para que dure muito mais tempo e você possa desfrutar de seu delicioso sabor e se saciar de todos os seus benefícios.

PODE LHE INTERESSAR