
Bem estar: dicas para melhorar a ventilação de sua casa.
A ventilação de uma casa não é importante apenas no verão, senão em todas as épocas do ano. Frio ou quente, é bom renovar o ar da casa pelo menos uma vez ao dia para evitar problemas de saúde.
+ 10 plantas para ter em casa e que são boas para a sua saúde
A má ventilação pode trazer ansiedade, estresse , dores de cabeça, além de problemas de temperatura dentro de casa, correntes de ar, umidade e até perdas indesejadas de energia.
Por esse motivo, é importante monitorar e melhorar o sistema de ventilação das residências e aqui estão algumas dicas para fazê-lo corretamente.
+ Truques simples para limpar a casa em menos de 5 minutos
Tipos de ventilação
Para permitir que o ar natural flua pela sua casa sem a necessidade de um sistema mecânico de renovação, experimente ventilar a casa naturalmente , como tem feito durante toda a sua vida.
Tire um momento do dia, de preferência de manhã cedo, e abra bem as janelas da sua casa para deixar o ar se renovar. Desta forma, você também estará evitando a condensação, bem como o aparecimento de umidade. É aconselhável deixar as janelas abertas por 30 minutos para eliminar a umidade produzida pela respiração noturna.
+ Organização é tudo! Calendário de limpeza para manter sua casa sempre arrumada
Você também pode tentar a ventilação cruzada, um tipo de ventilação que depende de correntes de ar. Basta abrir duas janelas em pontos opostos da casa e deixar o ar circular.
Outra forma de renovar o ar é por meio de elementos mecânicos ou dispositivos de ventilação. Nesse sentido, devemos também atentar para a estanqueidade das janelas, pois elas devem permitir uma troca mínima de ar que garanta o bem-estar e a saúde dos moradores da casa.
+ Truques para organizar tarefas de limpeza em casa
Tipos de dispositivos de ventilação
Locais fechados ou úmidos, como banheiro ou cozinha, possuem sistemas de ventilação para renovar o ar. Existem apenas dois tipos de dispositivos de ventilação no mercado e são os seguintes:
Sistemas de fluxo simples: é um exaustor que retira o ar poluído de uma casa, levando-o para a rua por meio de dutos de ar. Obviamente, ele não controla a entrada de ar, portanto, neste tipo de sistema , devem ser fornecidas entradas de ar de reposição. Sendo assim, a extração do ar contaminado será garantida sem dificuldade.
+ Aprenda como fazer um jardim vertical em casa agora mesmo
Sistemas de fluxo duplo: Esses sistemas não apenas eliminam o ar poluído, mas também tratam o ar de admissão de diferentes maneiras. Suas principais características são filtração, refrigeração, recuperação de calor e desumidificação. Além disso, alguns desses sistemas incluem a opção de realizar um tratamento antibacteriano , ideal para pessoas com problemas de alergia.
Vantagens
Os sistemas de ventilação de duplo fluxo, além de possuírem as características citadas, apresentam uma série de vantagens, tais como:
+ Dicas infalíveis para remover umidade dentro de casa
- Economizando energia e cuidando do meio ambiente graças à redução do uso de sistemas de combustão ou ar condicionado.
- Desfrute de um ar muito mais puro graças ao seu sistema de filtros, evitando assim possíveis doenças respiratórias.
- Possui ar condicionado graças a recuperadores de calor.
- Tranquilidade e conforto graças ao seu trabalho silencioso.