Bem estar: dicas para melhorar a ventilação de sua casa

Bem estar: dicas para melhorar a ventilação de sua casa
Bem estar: dicas para melhorar a ventilação de sua casa © Shutterstock

Bem estar: dicas para melhorar a ventilação de sua casa.

A ventilação de uma casa não é importante apenas no verão, senão em todas as épocas do ano. Frio ou quente, é bom renovar o ar da casa pelo menos uma vez ao dia para evitar problemas de saúde.

10 plantas para ter em casa e que são boas para a sua saúde

A má ventilação pode trazer ansiedade, estresse , dores de cabeça, além de problemas de temperatura dentro de casa, correntes de ar, umidade e até perdas indesejadas de energia.

Por esse motivo, é importante monitorar e melhorar o sistema de ventilação das residências e aqui estão algumas dicas para fazê-lo corretamente.

Truques simples para limpar a casa em menos de 5 minutos

Tipos de ventilação

Para permitir que o ar natural flua pela sua casa sem a necessidade de um sistema mecânico de renovação, experimente ventilar a casa naturalmente , como tem feito durante toda a sua vida.

Tire um momento do dia, de preferência de manhã cedo, e abra bem as janelas da sua casa para deixar o ar se renovar. Desta forma, você também estará evitando a condensação, bem como o aparecimento de umidade. É aconselhável deixar as janelas abertas por 30 minutos para eliminar a umidade produzida pela respiração noturna.

Organização é tudo! Calendário de limpeza para manter sua casa sempre arrumada

Você também pode tentar a ventilação cruzada, um tipo de ventilação que depende de correntes de ar. Basta abrir duas janelas em pontos opostos da casa e deixar o ar circular.

Outra forma de renovar o ar é por meio de elementos mecânicos ou dispositivos de ventilação. Nesse sentido, devemos também atentar para a estanqueidade das janelas, pois elas devem permitir uma troca mínima de ar que garanta o bem-estar e a saúde dos moradores da casa.

Truques para organizar tarefas de limpeza em casa

Tipos de dispositivos de ventilação

Locais fechados ou úmidos, como banheiro ou cozinha, possuem sistemas de ventilação para renovar o ar. Existem apenas dois tipos de dispositivos de ventilação no mercado e são os seguintes:

Sistemas de fluxo simples: é um exaustor que retira o ar poluído de uma casa, levando-o para a rua por meio de dutos de ar. Obviamente, ele não controla a entrada de ar, portanto, neste tipo de sistema , devem ser fornecidas entradas de ar de reposição. Sendo assim, a extração do ar contaminado será garantida sem dificuldade.

Aprenda como fazer um jardim vertical em casa agora mesmo

Sistemas de fluxo duplo: Esses sistemas não apenas eliminam o ar poluído, mas também tratam o ar de admissão de diferentes maneiras. Suas principais características são filtração, refrigeração, recuperação de calor e desumidificação. Além disso, alguns desses sistemas incluem a opção de realizar um tratamento antibacteriano , ideal para pessoas com problemas de alergia.

Vantagens

Os sistemas de ventilação de duplo fluxo, além de possuírem as características citadas, apresentam uma série de vantagens, tais como:

Dicas infalíveis para remover umidade dentro de casa

  • Economizando energia e cuidando do meio ambiente graças à redução do uso de sistemas de combustão ou ar condicionado.
  • Desfrute de um ar muito mais puro graças ao seu sistema de filtros, evitando assim possíveis doenças respiratórias.
  • Possui ar condicionado graças a recuperadores de calor.
  • Tranquilidade e conforto graças ao seu trabalho silencioso.

PODE LHE INTERESSAR