Dicas para economizar energia ao usar seus eletrodomésticos

Dicas para economizar energia ao usar seus eletrodomésticos
Dicas para economizar energia ao usar seus eletrodomésticos. Foto: Shutterstock

Dicas para economizar energia ao usar seus eletrodomésticos

No período de verão é normal que o consumo de energia aumente e as hidrelétricas fiquem com sua capacidade comprometida, até mesmo por causa da estiagem das chuvas e aumento brusco da temperatura na maior parte dos estados brasileiros.

>>Saiba quais alimentos você não deve lavar antes de cozinhar ou comer

Diante desses aspectos, o governo federal sempre faz uma série de recomendações à população com o objetivo de economizar energia, com destaque para a redução do consumo no horário das 18h às 23h . Apagar as luzes que não estão sendo utilizadas, lavar a roupa em curtos períodos e água fria, bem como desligar alguns aparelhos quando não estiverem em uso, são algumas das recomendações para ajudar a economizar energia.

Dicas para economizar energia em eletrodomésticos

Economizar energia não é uma questão temporária, pois é uma necessidade que todos devemos fazer regularmente para melhorar o meio ambiente e, aliás, economizar um pouco nos custos da conta alta. Portanto, se você quiser aprender como fazê-lo, dê uma olhada nessas dicas simples que com certeza serão muito úteis.

>>Conta de luz pode ficar mais barata com novo marco regulatório do setor

  1. Evite abrir a geladeira constantemente. Quanto mais vezes a geladeira é aberta durante o dia, o consumo de energia aumenta, por isso tente abri-la somente quando for muito necessário e, principalmente, mantenha-a longe do forno ou de outras áreas de calor, pois precisará de mais energia para mantê-la sua temperatura adequada.
  2. Não coloque coisas quentes na geladeira. Sempre que for guardar alimentos cozidos, espere que esfriem em temperatura ambiente, porque é preciso mais energia para resfriá-lo e acima de tudo ajudará a prolongar a vida útil do seu refrigerador.
  3. Se você usar uma máquina de lavar louça, evite programar lavagens com poucos pratos, é melhor esperar até que você tenha uma carga completa para fazer uma única lavagem em vez de várias durante o dia.
  4. Desconecte o que você não usa. Se for usar o liquidificador ou a batedeira para cozinhar, depois de utilizá-lo deve-se desconectá-lo, pois mesmo que não esteja em uso ainda é consumida energia, o que com certeza se refletirá na sua conta de luz. E, especialmente, use-os em potências baixas, mas constantes.
  5. Reduza o uso do micro-ondas. Você sabe que o micro-ondas é uma ferramenta que facilita a nossa vida, mas tente diminuir seu uso se for apenas esquentar uma xícara de café ou coisinhas pequenas. E se você não for usá-lo, também terá que desconectá-lo.
  6. Se você tem um forno elétrico em casa, tente não abri-lo durante os processos de cozimento, pois isso gera um maior consumo de energia. Se necessário, cozinhe tudo em um lote.
  7. No caso do fogão elétrico, maximize seu aproveitamento usando panelas planas e tampas bem fechadas e do mesmo tamanho do queimador e, como o forno, procure cozinhar o máximo que puder ao mesmo tempo.

>>Aprenda a proteger seus eletrodomésticos contra queda de energia

PODE LHE INTERESSAR