Dicas para aprender a comer intuitivamente e dizer adeus às dietas

Dicas para aprender a comer intuitivamente e dizer adeus às dietas
Dicas para aprender a comer intuitivamente e dizer adeus às dietas. © Freepik

Dicas para aprender a comer intuitivamente e dizer adeus às dietas

Comer intuitivamente não significa comer o que você quiser o dia todo, o tempo todo. A alimentação intuitiva é baseada em algumas regras que você deve seguir para começar a ouvir seu corpo e parar de fazer dieta de uma vez por todas e aprender a se autorregulara e ser feliz com seu corpo e alimentação.

Eu te digo o porquê: 95% dos pacientes que fazem dieta para perder peso , recuperam mais tarde e talvez até um pouco mais. Enquanto faz ” a dieta ” você se restringe tanto que passa a viver pensando no que pode ou não pode comer , sente-se culpado ou até se empolga nos famosos “dias de folga “. Por isso, listamos algumas dicas de como comer sem dieta e mesmo assim controlar o peso.

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Aceitar a fome

A fome não é o inimigo. É o sinal mais perfeito do corpo para nos avisar quando é necessário colocar gasolina. Se você sentir que seu estômago ronca, você se sente cansado, desatento ou com muita necessidade de comer, especialmente se sua última refeição foi há mais de 6 horas, procure comer imediatamente, mas sem compulsão.

 Reconciliar com alimentos

Isso é o mais difícil para mim, porque nos fizeram acreditar que há alimentos bons e outros alimentos ruins, quando a realidade é que comida é comida e nada mais. Minha dica para facilitar esse processo é comer com atenção, apreciando os sabores, texturas e cheiros dos seus pratos.

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Tchau, lamenta

Na alimentação intuitiva, por não se concentrar no peso, não há culpa. Pare de se punir por ter comido algo “proibido” se gostou, era o que você queria naquele momento, e você fez isso de forma consciente, adeus culpa !

Descubra a satisfação

A comida deve nutri-lo fisicamente, mas também emocionalmente e psicologicamente, tornando suas refeições algo de que você goste. Se você não gosta de alface com atum, por que você come?

Reconheça a saciedade

Aprenda a detectar os sinais que o corpo lhe envia quando está satisfeito, tais como: sensação de estômago cheio, fome desaparece, etc.

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Lide com suas emoções

Se você usou a comida como forma de fuga quando a tristeza, a raiva ou a forte decepção o invadiam, você não está sozinho. O problema é que é o único recurso de que você dispõe para controlar suas emoções. Trabalhe em conjunto com um psicoterapeuta para encontrar diferentes estratégias para lidar com suas emoções de forma mais assertiva.

Respeite o seu corpo

Você é você. Pare de se comparar com os outros, trabalhe em aceitar e amar o seu corpo como ele é hoje.

Movimento de prazeres

Pare de pensar em quantas calorias você queima durante o exercício e, em vez disso, escolha algo de que goste para que possa torná-lo uma parte fundamental do seu dia a dia.

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Sua saúde, boa nutrição

Escolha alimentos que façam você se sentir bem; Sempre os aconselho a pensar no que os faz se sentir bem antes, durante e depois de comê-lo. Seguir uma dieta específica não é sinônimo de saúde, vale a pena colocar alimentos de todos os tipos, desde que você sempre busque o melhor para você.

A alimentação intuitiva baseia-se em aprender a ouvir o seu corpo, deixando para trás sentimentos de culpa ao comer e regulando a forma como comemos sem regras absurdas.

Para mim é o caminho que funciona melhor no longo prazo, você tem coragem de experimentá-lo?

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