Dicas e macetes sobre como cozinhar, limpar e organizar alimentos em casa

Dicas e macetes de como cozinhar, limpar e organizar alimentos em casa
Dicas e macetes sobre como cozinhar, limpar e organizar alimentos em casa – Reprodução / Youtube

 

Dicas e macetes sobre como cozinhar, limpar e organizar alimentos em casa. Às vezes, a preparação dos alimentos se torna um dilema: o óleo ferve e espirra, o leite derrama, você não pode remover os vestígios de comida queimada da panela e, ainda por cima, tem lágrimas de picar cebola.

Reunimos algumas dicas práticas que você provavelmente não conhece sobre cozinhar, limpar e organizar esse espaço em sua casa.

Veja também: Conheça oito dicas de organização para deixar o banheiro bonito e funcional

Dicas de culinária

1. Remova as sementes dos vegetais facilmente.

Para remover as sementes de abóbora e abobrinha facilmente, use uma colher de sorvete especial. Sua borda afiada removerá rapidamente as sementes. Além disso, com a ajuda deste utensílio, você pode decorar saladas.

2. Remova facilmente o excesso de gordura de um prato pronto.

Se um prato acabado for muito gordo, você poderá remover facilmente o excesso de óleo com alguns cubos de gelo e toalhas de papel. Enrole os cubos de gelo em guardanapos e passe-os sobre a superfície do prato. O gelo atrai a gordura como um ímã e congela no guardanapo.

3. Manuseie o plástico como um chef.

O filme plástico é esticado e rasgado com freqüência? Guarde-o na geladeira, como todo chef do mundo. O filme frio é fácil de manusear, adere menos às mãos e não causa irritação.

4. Remova a casca cítrica facilmente.

Coloque as frutas (laranja, limão ou tangerina) no microondas por 20 segundos, depois você poderá realizar esse processo mais rapidamente.

5. Descasque os ovos cozidos de uma maneira simples.

Adicione o bicarbonato de sódio ou vinagre ao cozimento. Ambos os elementos penetram na casca e facilitam a separação da clara do ovo.

6. Esprema mais suco de frutas cítricas.

Para obter o máximo possível de suco de frutas cítricas, primeiro esfrie e depois no microondas por 15 a 20 segundos. Em seguida, aperte-os e você notará como todo o suco sai.

7. Rale queijo macio sem deixá-lo no ralador.

Antes de ralar o queijo, deixe no freezer por 30 minutos. O queijo temperado não gruda no ralador.

8. Não chore cortando cebola.

Antes de picar a cebola, deixe no freezer por 30 minutos. Embora esse método seja bom apenas se você for fritar ou cozinhar mais tarde; você não deve usá-lo para molho para salada.

9. Cozinhe o macarrão sem ferver inesperadamente.

Para evitar ter que esperar pela água em que a massa está preparada para começar a ferver, coloque uma colher de pau em cima da panela. A madeira não deixa a espuma que sobe com o derrame de cozimento.

10. Cozinhe um frango inteiro rapidamente.

Ao assar frango inteiro (ou qualquer outro pássaro), coloque-o no peito, pois essa parte do pássaro tem mais carne: quanto mais próximo ele estiver da fonte de calor, mais fácil e rápido ele se prepara.

11. Faça muffins usando papel vegetal.

Se você não tiver moldes especiais para fazer bolos, use papel vegetal. Com este método, você terá alguns cupcakes de um formato padrão, que parecerão mais atraentes.

12. Aqueça adequadamente os alimentos cozidos.

Para microondas pizza ou qualquer outro alimento cozido, reserve um copo de água. Dessa forma, a umidade evaporada não permitirá que a crosta assada seque.

13. Ovos escalfados perfeitos

Quebre os ovos em uma frigideira como se fosse fritar, mas em vez de óleo vegetal adicione um pouco de água e leve a panela ao fogo. Como resultado, você terá ovos escalfados perfeitos.

Dicas para armazenamento

1. Preserve as ervas para cozinhar.

Para preservar todas as propriedades das ervas, congele-as em formas de gelo. Você pode usar água ou azeite.

2. Guarde as nozes descascadas corretamente.

Congele nozes sem casca, mantendo assim todas as propriedades benéficas, sabor e aroma. Coloque as nozes descascadas em um recipiente hermético, feche-o firmemente e coloque-o no freezer.

As nozes descascadas não precisam ser previamente fritas ou perderão todas as suas propriedades nutricionais. Outra vantagem desse tipo de armazenamento é que as nozes não terão o sabor amargo que se forma ao longo do tempo quando as armazenamos em temperatura ambiente.

Dicas de limpeza

1. Limpe as frigideiras de ferro fundido corretamente.

Para que as frigideiras de ferro fundido não fiquem cobertas de ferrugem, não limpe-as com os detergentes a que está acostumado. Para isso, é melhor usar sal. Além disso, este método o ajudará a remover o aroma dos temperos que você usou ao cozinhar.

2. Elimine o aroma desagradável das suas mãos após o cozimento.

Para livrar as mãos do cheiro excessivo de cebola ou alho, use limão e bicarbonato de sódio. Basta esfregar nas mãos e lavá-las com água em abundância.

3. Faça os vasos brilharem como novos.

Para restaurar o brilho nos vasos de cromo, lave-os com uma solução de água à base de vinagre. Se eles não tiverem nenhum elemento elétrico, para obter um efeito melhor, você pode absorver o lixo na mesma solução da noite para o dia.

Veja também: Segredo revelado: como cozinhar o macarrão perfeito – passo a passo e mais

4. Volte a colocar as colheres de pau nas melhores condições.

As colheres e espátulas de madeira perdem a forma ao longo do tempo e adquirem um odor desagradável. Parece haver apenas uma saída: jogue-os fora.

Mas se você se arrepende de se separar de seus fiéis ajudantes de cozinha, existe uma solução. Ferva as colheres de pau em água e seque-as ao sol. Dessa maneira, você se livrará dos maus cheiros e dará uma segunda vida a eles.

5. Limpe adequadamente as tábuas de madeira.

Para remover resíduos de odores e alimentos de uma tábua de madeira, esfregue-o com sal grosso e deixe-o por 10 a 15 minutos. Depois disso, esfregue com meio limão e seque. Este procedimento não deixa vestígios de odores desagradáveis.

7. Mantenha suas receitas limpas.

Muitas vezes preparamos alimentos com base em um livro de receitas ou em nossas próprias anotações. Geralmente, é muito difícil colocar o livro sobre a mesa na página que você precisa, e essa posição também não garante que as folhas não sejam salpicadas durante o cozimento.

Para proteger seus livros de receitas da sujeira, use um cabide para calças. Os ganchos fixarão a página desejada e, enquanto o livro estiver pendurado, ficará mais seguro.

Fonte: Genial

PODE LHE INTERESSAR