Dicas infalíveis para remover umidade dentro de casa

Dicas infalíveis para remover umidade dentro de casa
Dicas infalíveis para remover umidade dentro de casa. © Freepik

Dicas infalíveis para remover umidade dentro de casa.

Às vezes, remover a umidade não é fácil, pois pode ser algo profundo que requer o conserto de paredes, pisos ou canos. Não basta usar um remédio caseiro para remover a umidade , mas é preciso ir mais longe. Isso pode ser um assunto sério, pois a umidade elevada pode levar a doenças respiratórias e infecciosas para aqueles que estão expostos a ela.
Lembre-se de que umidade é o acúmulo de bactérias e fungos que se proliferam devido às condições de umidade nas paredes, cantos, móveis ou em quase qualquer lugar. E pode se tornar um verdadeiro pesadelo se não for tratado a tempo. Esses microrganismos liberam gases tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde de quem está constantemente exposto a eles.

3 dicas eficazes para eliminar o cheiro de mofo das roupas

Com apenas alguns passos simples ou ingredientes naturais, você pode remover a umidade de um ambiente. Preste atenção aos seguintes remédios caseiros e coloque em prática aquele que você preferir. Proteja a sua saudação e a sua e comece a respirar ar puro de uma vez por todas.

8 remédios caseiros para remover a umidade

Despeje sal marinho

Se você não sabia, o sal marinho é um ingrediente realmente eficaz para absorver a umidade. Desde a antiguidade, era utilizado para conservar alimentos e reduzir os níveis de fluidos. Mas também se sabe que pode ser útil para evitar a condensação do ar e que a umidade aparece nas paredes e tetos.

Conta-gotas natural que vai fazer seu cabelo crescer e impedir a queda

Você pode derramar pequenas quantidades na base das paredes em algumas áreas. Ou você pode colocar um punhado de sal em saquinhos e pendurar no armário e na lavanderia. Claro, para manter seu efeito, você deve mudá-lo constantemente. Pelo menos a cada 2 semanas.

Use carvão ativado

Recentemente, vimos como o carvão ativado faz parte de muitos remédios caseiros recomendados para diferentes situações. A umidade não é exceção e pode ser combatida com este ingrediente orgânico. É bem sabido que a estrutura do carbono é porosa e funcional devido à sua grande capacidade de absorção. Por isso, pode servir para melhorar o ar.

Pode ser aplicado de várias maneiras para remover a umidade. A primeira é que você pode criar uma pasta com pó de carvão ativado e um pouco de água, e aplicar diretamente sobre o mofo ou manchas de umidade. Não é uma alternativa prática, especialmente se tiver de ser utilizado em paredes brancas ou claras. Mas o carvão pode absorver toda a umidade. Basta usar a pasta e deixar por 24 horas. Depois, basta remover, e talvez dar uma demão de tinta na parede ou superfície.

Cinco maneiras de economizar e otimizar o espaço de sua casa

Segundo, você pode colocar um pouco de carvão em pó em diferentes saquinhos e colocá-lo estrategicamente em armários, embaixo das escadas ou em alguns cantos da casa. Para remover a umidade das paredes, soluções caseiras, como carvão ativado, são a melhor opção. Esqueça o perigo dos fungos e bactérias, pois logo eles desaparecerão com este remédio simples.

Esfregue com vinagre branco

A acidez do vinagre branco torna-o um remédio caseiro para combater o mofo e os fungos, uma vez que são organismos particularmente sensíveis à sua composição. O vinagre, além de remover a umidade e as bactérias, também remove facilmente as manchas escuras que podem deixar. É uma solução para as separações dos azulejos do banheiro e das bancadas da cozinha.

Problemas com carrapatos? Saiba como eliminá-los de sua casa

Você pode usar o vinagre branco com um borrifador. Misture 1 parte de vinagre com 3 partes de água e borrife na superfície mofada. Você pode aplicar essa mistura na noite anterior e esfregar com água e sabão no dia seguinte. Mas se você não notar nenhuma mudança, pode aplicar vinagre puro. O importante é que você deixe agir por um tempo para remover completamente a umidade.

Sempre é possível repetir a aplicação do vinagre para remover a umidade, pelo menos uma vez por semana para observar o resultado. Certifique-se de proteger as mãos ao fazer isso, pois elas podem ser danificadas pelo vinagre. Não pense duas vezes se você está procurando como remover a umidade de um ambiente, esfregue com vinagre e pronto!

Como lavar o rosto corretamente para reduzir os primeiros sinais de envelhecimento

Pendurar roupas molhadas fora de casa

Não é exatamente um remédio para combater a umidade, mas é uma prática que você deve usar. Evite pendurar roupas molhadas dentro de casa. O principal motivo é que à medida que cada peça seca, ela transfere sua umidade para o meio ambiente e pode se acumular em algumas áreas do local.

Para remover a umidade de um ambiente, não pendure camisas ou calças molhadas nos móveis. É a pior coisa que você pode fazer. Vá lá fora e fique ao sol e ao ar livre. Se você tem esse hábito sempre que chega da praia ou da piscina, pode ser que algumas paredes estejam escurecidas ou os móveis cheguem mal. O acúmulo de líquidos em algumas superfícies permite a multiplicação das bactérias e fungos que causam isso. Você sabe, deixe as roupas molhadas de fora e tudo ficará bem.

+  O que causa manchas amarelas de suor?

Use bicarbonato de sódio com um pouco de água

Como remédio caseiro, o bicarbonato de sódio sempre foi usado para combater odores, absorver a umidade e remover manchas profundas. Eliminar a umidade em casa às vezes pode parecer complicado, mas a resposta está em ingredientes tão simples como o bicarbonato de sódio. Claro, antes de recorrer a um remédio como este, verifique se o problema não é muito mais profundo, como uma falha na tubulação de água ou isolamento insuficiente.

Mas se você quiser ver resultados visíveis, pode adicionar bicarbonato de sódio a um balde de água e esfregar diretamente nas paredes mofadas. Use uma escova de cerdas macias e lave até que os restos de mofotenham sumido. O bicarbonato irá absorver toda a água contida nas paredes, pisos ou superfícies. Para remover a umidade , o bicarbonato de sódio é a solução.

Alimentos extraordinários que são tão hidratantes quanto um copo d’água

Coloque plantas dentro de casa

Não há remédio caseiro mais natural e simples do que colocar plantas por toda a casa para neutralizar os efeitos da umidade. Cada planta tem a capacidade de absorver o ar de seu ambiente e purificá-lo por meio de seu sistema orgânico. Se você quiser remover a umidade de uma sala e decorá-la ao mesmo tempo, você tem uma planta.

Quanto mais plantas você tiver dentro de casa, melhor será a qualidade do ar. E você evita que bactérias e fungos se espalhem pelo meio ambiente. Você pode usar samambaias, palmeiras ou as plantas que você mais gosta. Certifique-se de cultivá-los em vasos ou recipientes que possam reter a água sem molhar o chão.

Logo você perceberá como o ar fica mais fresco graças às plantas. Como remover a umidade de uma sala não precisa mais ser um problema insolúvel. Você pode recorrer a opções simples e naturais, como plantas, e erradicar o problema rapidamente.

Conheça os benefícios medicinais do chá de kombuchá

Promova a Circulação de Ar

Nem é um remédio caseiro que requer um produto, mas você deve se lembrar deste conselho. Promova a circulação de ar em toda a casa abrindo janelas e portas. Assim, o ar pode regular naturalmente o nível de umidade interna, sem muito esforço. Casas que são mantidas fechadas por muito tempo podem ver as paredes ou o chão ficarem cobertos de mofo devido à condensação do ar.

Não importa se é inverno ou verão, você pode abrir todas as janelas da casa alguns minutos por dia. É funcional para a melhor qualidade do ar, e a multiplicação de fungos e bactérias não se espalha. Remover a umidade em casa às vezes requer apenas que você deixe a porta aberta.

O importante sobre isso é que o fluxo de ar pode secar a umidade em pouco tempo. Você não precisa usar produtos de nenhum tipo e também não precisa gastar dinheiro. A partir de agora, eliminar a umidade será apenas abrir as janelas, e deixar o ambiente neutralizar naturalmente esse problema.

Experimente usar babosa nos cabelos e no rosto e surpreenda-se

Afaste os móveis das paredes

Separar os móveis das paredes pode ser considerado um remédio eficaz. Pode parecer simples, mas a verdade é que quando o nível de umidade de um local é alto, o melhor a fazer é manter uma distância segura entre todos os móveis e objetos do local. Desde a compressão em locais onde os líquidos são retidos, pode ser o lugar perfeito para os fungos começarem a se reproduzir.

Então, jogue fora objetos que já possam estar contaminados por mofo e limpe muito bem o ambiente de todos os lados. Tente abrir janelas e portas para permitir que o ar circule corretamente e todas as superfícies sequem. Naturalmente, o ambiente pode estabilizar o grau de umidade do local e melhorar a qualidade do ar que você respira. Mas preste atenção a todas essas dicas e o quarto ficará em melhores condições.

PODE LHE INTERESSAR