Dicas e receitas para fazer um merengue suíço com perfeição

Dicas e receitas para fazer um merengue suíço com perfeição
Dicas e receitas para fazer um merengue suíço com perfeição. Foto: Pixabay

Dicas e receitas para fazer um merengue suíço com perfeição

O merengue suíço é uma sobremesa popular por sua textura especial, geralmente um pouco mais duro, ao contrário de outros e usado para enfeitar as famosas panquecas ou muffins. Mas isso realmente vem da Suíça?

>>Dicas para substituir os ingredientes de suas sobremesas e torná-las mais saudáveis

Bem, diz a lenda que o  merengue  foi inventado por volta de 1600 por um chef confeiteiro italiano chamado Gasparini , que morava em Meiringen, uma cidade  suíça e daí o suposto nome de merengue suíço. O que sim, é que os primeiros  merengues foram servidos na França, na corte do rei polonês.

Merengue suíço

Ingredientes

  • 2 claras de ovo (90 g)
  • 180 gramas de açúcar branco
  • 1 pitada de essência de baunilha

Preparação

A primeira coisa que faremos é colocar as claras e o açúcar em uma tigela de aço inoxidável. Vamos bater a mistura com um batedor tipo balão. Quando você os tiver totalmente integrados vamos levá-los a uma panela para colocá-los em banho-maria. É muito importante que não ultrapasse 60 ºC e com o batedor de bolo continuaremos mexendo até que o açúcar desapareça.

>>Crepes de presunto e queijo, prepare-os facilmente com esta receita

Devemos verificar se o açúcar desapareceu para continuar com a preparação do merengue suíço fácil.

Retiramos a mistura do banho-maria e colocamos no liquidificador com algumas gotas de essência de baunilha e batemos em velocidade média-alta por aproximadamente 8 minutos. É muito importante realizar esta etapa com hastes elétricas, pois com os manuais não obteremos o resultado desejado.

Para saber que o merengue suíço está na sua ponta, é preciso levantar as hastes e perceberá que a mistura fica presa e também forma picos. Se ainda estiver um pouco líquido ou não tiver a consistência desejada, bata por mais alguns minutos.

>>Aprenda a fazer Muffin de banana sem glúten e com baixo teor de açúcar

Assim que o merengue suíço estiver pronto, podemos colocá-lo em um saco de confeitar e usá-lo para decorar cupcakes, bolos ou qualquer sobremesa fria, como torta de limão com merengue.

PODE LHE INTERESSAR