Dicas de culinária: 14 molhos rápidos para salada

Dicas de culinária: 14 molhos rápidos para salada
Dicas de culinária: 14 molhos rápidos para salada. Foto: Pixabay

Dicas de culinária: 14 molhos rápidos para salada

Cansado de sempre temperar sua salada da mesma maneira? Com a chegada do verão, as saladas se tornaram a rainha da cozinha, e hoje temos um truque muito especial para deixar as saladas mais apetitosas com 14 molhos que não podem faltar nas suas saladas. Eles são muito fáceis e muito rápidos:

Vinagrete

É um dos clássicos. Para tornar mais rápido, adicione sal e pimenta a uma tigela, adicione o vinagre e misture bem. Assim que o sal estiver dissolvido no vinagre, acrescente o óleo (o triplo da quantidade de vinagre) e misture até emulsionar (perde a transparência e engrossa um pouco). Desta forma você dará mais sabor ao vinagrete normal.

vestido francês

É perfeito para uso em saladas de folhas verdes. Para prepará-lo, acrescente uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de mostarda ao vinagrete anterior que preparamos. Emulsione tudo bem até que esses dois ingredientes estejam totalmente incorporados. Delicioso!

Molho de iogurte

É perfeito para saladas com pepino, batata ou saladas verdes. É uma das chaves das saladas na culinária oriental e árabe porque são deliciosas. Misture o iogurte natural com azeite, vinagre e algumas folhas de hortelã amassadas. Outra opção é usar metade da quantidade de iogurte e a outra metade de queijo fresco.

Maionese

É ótimo para qualquer prato e em saladas que tenha cenoura e couve, eles são perfeitos. Para o preparo, o melhor é fazer a maionese caseira no liquidificador, colocando um ovo, 200 ml de azeite, duas colheres de vinagre ou suco de limão, sal e um pouco de mostarda. Bata tudo até obter uma mistura homogênea e você verá como é delicioso.

Lima

O limão é perfeito e mais refrescante em saladas. Dá-lhes aquele toque de acidez necessário para o tornar refrescante. Para prepará-lo, coloque o suco de um limão, 3 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de vinagre balsâmico e um pouco de sal em um recipiente. Emulsione tudo e adicione à sua salada favorita.

Molho rosé

Com a maionese caseira que preparamos no molho anterior, vamos preparar um molho rosa para acompanhar as nossas saladas. Para isso você vai precisar de duas colheres de sopa daquela maionese caseira, uma colher de sopa de conserva, um pouco de uísque e um pouco de suco de laranja. Misture todos os ingredientes e voila!

Vinagrete de tomate

É um molho ideal em saladas com queijo mozzarella. Para parar, misture 3 porções de azeite, uma de vinagre balsâmico balsâmico, sal e duas colheres de sopa de geléia de tomate. Emulsifique tudo e ficará perfeito.

Molho de alho e alecrim

Em uma pequena garrafa, prepare o azeite virgem, 1 dente de alho grande e um raminho de alecrim fresco. Coloque o dente de alho com pele no frasco, limpe bem o alecrim e seque-o. Depois de seco colocamos na garrafa e enchemos tudo com azeite virgem extra. Deixe descansar em local escuro por pelo menos um mês, para que assimile todos os aromas. É perfeito para saladas.

Molho mexicano

Se quiser dar um toque picante à sua salada, este é o seu molho. Prepare 4 colheres de sopa de kepchut, um pouco de pimenta de Caiena, uma colher de sopa de molho de tomate, três colheres de sopa de suco de limão e uma pitada de sal em um recipiente. Emulsione tudo e você terá um curativo perfeito.

Molho de ervas e limão

Molho de ervas e limão: misture 4 colheres de sopa de azeite, 1/3 xícara de salsa picada, duas colheres de sopa de suco de limão, três colheres de sopa de hortelã fresca, 1/2 colher de sopa de orégano seco, um dente de alho, sal e Pimenta. Pique bem o dente de alho e misture com o resto dos ingredientes.

Manteiga de amendoim e nozes

Pode ser um molho consistente, mas certamente adicionará um toque único à sua salada. É indicado quando fazemos uma salada simples e algo insípida. Se você tiver apenas um pouco de alface, este é o seu melhor molho.

Para isso, você precisa de uma colher de sopa de manteiga de amendoim, à qual irá adicionar cinco nozes descascadas, duas colheres de água e um pouco de suco de limão. Vamos misturar tudo muito bem numa tigela e teremos o acompanhamento perfeito para o que ia ser uma salada bem branda.

Molho de azeitona

Sim, as azeitonas também podem ser integradas na salada. Mas neste caso, faremos um rico curativo com eles. Trata-se de picar meia dúzia de azeitonas recheadas com anchova com o máximo de azeitonas pretas. Adicionamos meia colher de chá de orégano com meio dente de alho. Tudo bem amassado e pronto para servir.

Molho de iogurte grego e picles

Neste caso, basta esmagar um iogurte grego com dois ou três pickles, um pouco de manjericão ou hortelã e claro, sal e pimenta a gosto. Rápido e simples, mas com aquele toque delicioso.

Molho de laranja

Tanto para saladas como para legumes, temos o molho de laranja. Rico e simples. Para fazer isso, você precisa de meia laranja e meio limão. Você vai adicionar duas colheres de sopa de mostarda, um pouco de pimenta, sal e um fiozinho de azeite. Bata tudo e sirva em seus pratos favoritos.

PODE LHE INTERESSAR