Dicas de como perder peso em 2021; comece o ano melhorando sua saúde

Dicas de como perder peso em 2021; comece o ano melhorando sua saúde
Dicas de como perder peso em 2021; comece o ano melhorando sua saúde. © Pixabay

Dicas de como perder peso em 2021; comece o ano melhorando sua saúde

Janeiro chega e começa a preocupação em perder aqueles quilos extras. Não se preocupe, continue lendo, aqui vamos te dizer como ter sua figura de volta.

Para a nutricionista funcional Nathaly Marcus,  a palavra dieta é o conjunto de alimentos e pratos que consumimos por dia, estes podem ter baixo teor de potássio, alto teor de fibras, baixo teor de carboidratos ou magnésio.

O especialista comenta que a dieta deve ser balanceada em porcentagens de carboidratos, proteínas e gorduras para que o paciente tenha nutrientes diferentes. Deve ser inofensivo, livre de microorganismos, higiênico e adequado às necessidades de cada pessoa, seu estilo de vida, religião, costumes, valores e ideologia.

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“Se falarmos em dieta restritiva, ninguém vai seguir no longo prazo, já que 90% das pessoas, em menos de cinco anos, ganham ou recuperam tudo o que perderam peso, porque não integraram no seu estilo de vida e ainda estão focados em ter uma dieta restrita ”, explica a especialista.

Nathaly acrescenta que é mentira que as dietas nos levem a um objetivo, está comprovado que pessoas que se submetem a uma dieta rigorosa geram baixa autoestima, frustração e raiva , porque não alcançam o resultado desejado. Estão sempre à procura de uma forma de quebrar a dieta e ter uma mentalidade de “tudo e nada” (hoje me restrinjo e amanhã vou começar de novo), não veem isso como um estilo de vida de cura, saúde e bem-estar. Devem parar de se preocupar com a parte estética e enxergá-la como um programa de vida, o sistema alimentar não funciona por ser arcaico, é preciso ensinar a pessoa a mudar sua maneira de comer e viver ”, explicou a especialista.

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FOCO NA SUA SAÚDE E NÃO NO PESO

Se você comer alimentos fora do que lhe é atribuído, não se castigue nem se compense, apenas volte no dia seguinte para uma alimentação saudável. Com esses pontos as pessoas podem se ater a um bom programa de saúde de longo prazo, que seja realmente adequado e que seja seguido.

“É muito importante saber o que o paciente procura, quando ele vem consultar o principal é focar na saúde e não no peso. Segundo, ajuda você a atingir seus objetivos, talvez você precise fazer exercícios, comer muito rápido e não mastigar os alimentos, o cérebro leva 20 minutos para saber o que você está satisfeito ”, aprofunda a nutricionista.

O STRESS INFLUENCIA SEU PESO?

O estresse é um fator que causa excesso de peso, já que armazena gordura no estômago, gera insulina, gordura no fígado e aumenta a reserva de gordura. Deve-se observar se a alimentação causa estresse, pois o plano alimentar deve relaxar você . Não devemos viver em privação ou restrição, isso faz com que eles quebrem a dieta e comam mais.

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Este processo de redução de peso é facilitado por ter objetivos claros que podem ser cumpridos e que não colocam em risco a saúde, sobretudo, que seja simples de realizar, que não indica que está de dieta e que é delicioso. Os pacientes devem evitar associar o tédio e as emoções tristes com a comida, todos devemos valorizar a comida como um elemento medicinal e não como algo emocional.

Remover a ansiedade é difícil no início porque você é viciado em açúcar, o cérebro busca o prazer e devemos começar a substituí-lo por alimentos que lhe dêem satisfação como: chocolate amargo, pudim de chia, sobremesas saudáveis, bolinhos de arroz com manteiga de amêndoa e morango .

Os alimentos que fornecem mais água são: frutas e vegetais (aipo, melancia, abacaxi, atum, etc. ). O prato do dia deve conter 50% de vegetais.

INCLUA-OS NA SUA DIETA

Os alimentos que fornecem mais água são: frutas e vegetais (aipo, melancia, abacaxi, atum, etc. ). O prato do dia deve conter 50% de vegetais.

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O MITO

É falso que evitar o desjejum ajuda a emagrecer, já que o metabolismo fica em repouso a noite toda, se você não tomar café da manhã, muitas pessoas acabam comendo a primeira coisa que cruza seu caminho a partir do almoço.

GUIA PARA UM BOM ALIMENTO

Verifique seus hábitos

Como você come

Onde você come?

Se você come com culpa ou medo?

Se você gosta da comida?

Essas crenças engordam, porque se alimentam em um estado de medo e carência.

Os pontos principais para iniciar um estilo de vida saudável para toda a vida são:

Elimine a palavra dieta

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Consuma 80% dos alimentos que brotam do solo como: frutas, verduras, grãos inteiros com fibra de baixo índice glicêmico, arroz integral, quinua, batata doce, beterraba, feijão, lentilha, alimentos que nos dão fibra de boa qualidade e nos deixam satisfeito.

· Os outros 20% fazem parte do convívio social, tomar uma tequila, um macarrão ou uma pizza, são os prazeres do fim de semana.

Recomenda-se comer:

Peixes de água fria que contêm ômega 3 para o cérebro como: salmão, robalo, pargo.

Boas gorduras (abacate, nozes, azeitonas e azeite) trazem benefícios para o cérebro e para a pele.

 Atividade física

Faça uma hora de exercício por dia

Caminhe meia hora por dia

Escolha um programa adequado às necessidades do seu corpo

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