Dez óleos essenciais que você deve conhecer e aproveitar

Dez óleos essenciais que você deve conhecer e aproveitar
Dez óleos essenciais que você deve conhecer e aproveitar. © Shutterstock/Madeleine Steinbach

Dez óleos essenciais que você deve conhecer e aproveitar

Você sabia que os óleos essenciais podem ajudar a prevenir dores de cabeça ou vencer sua própria batalha contra a celulite? Você só precisa saber como aproveitá-los. Como explica o farmacêutico Meritxell Martí, devemos ter em mente que são concentrados muito potentes, e que não devem ser usados ​​diretamente sobre a pele, a não ser para uma ação muito específica, da mesma forma que não devem. ingerir diretamente. Por este motivo, geralmente são misturados com outros óleos aromáticos ou neutros e vários tipos de óleos essenciais podem ser misturados para diferentes ações.

+Prepare esta máscara de iogurte e limão para pele seca

Óleo de canela para reduzir as dores da fome

É útil em infecções intestinais, bem como em casos de astenia ou fadiga. Mas há outra ação interessante desse óleo essencial, que é que cheirar óleo de canela vai inibir as bicadas do açúcar e diminuir a sensação de fome. É uma boa ideia combiná-lo com óleo de toranja e óleo de hortelã-pimenta, o que ajudará a limpar sua mente. O ideal é usar essa combinação em um difusor de óleo, adicionando três gotas de canela, uma gota de hortelã-pimenta e duas gotas de óleo de toranja. O doce cheiro da canela ajudará a reduzir a sensação de fome.

+Chás para emagrecer de forma rápida e saudável (perca até 9 kg)

Óleo de patchouli para celulite

Como nos conta Meritxell Martí, o óleo de patchuli é descongestionante e melhora a circulação, além de ser drenante, sendo ideal para a celulite e evitando congestão, edema e prevenindo congestão nas pernas. O mais aconselhável é usá-lo como óleo de massagem, misturando-o apenas com óleo de jojoba, por exemplo, que é muito rico em ácidos graxos e facilita a massagem. É adicionado na concentração de 2%. Também pode ser misturado com óleo de toranja, que ajuda a eliminar a gordura, e com óleo de sálvia, que também drena muito. A proporção ideal é de 2 gotas de toranja, 1 de sálvia e 2 de patchuli. Uma vez obtida a mistura, deve ser realizada uma massagem profunda para torná-la drenante, pelo menos duas vezes por semana.

+Babosa (Aloe Vera) é potente em seu uso medicinal, cosmético e na culinária

Estes são os dez óleos essenciais que você deve conhecer e aproveitar

Óleo de pimenta-do-reino para frieiras

Pessoas que sofrem de frieiras por frio e má circulação venosa podem se beneficiar com o uso desse óleo essencial, que fornecerá calor imediato quando aplicado. Portanto, irá bem em dores musculares, mas também para melhorar a circulação e ativá-la mesmo que esteja fria. Para fazer isso, basta adicionar duas ou três gotas de óleo essencial de pimenta-do-reino a um creme para as mãos. Basta aplicar esse creme para as mãos com frequência e, principalmente, se estiver frio, sob as luvas.

+5 deliciosas bebidas que matam a sua sede e ajudam a perder peso

Óleo de citronela para picadas de mosquito

Sabemos que a citronela funciona bem para repelir mosquitos, como repelente (embora nunca deva ser aplicada diretamente na pele do bebê). Mas também, quando já tiverem mordido, ajuda a desinfetar a picada e a curar a ferida mais rapidamente. Para isso, deve ser diluído em óleos como amêndoas doces ou jojoba, sempre a 1%, no máximo 2%. E então você tem que massagear a mordida com a ponta dos dedos, três vezes ao dia.

+Soluções naturais e caseiras para eliminas as baratas de sua casa

Óleo de lavanda para dormir melhor

Lavanda vai nos ajudar a relaxar. E conseguir isso é tão simples quanto colocar uma gota de óleo essencial de lavanda no travesseiro para dormir com mais conforto. Para que não fique tão concentrado, algumas gotas de óleo essencial podem ser adicionadas à água em um difusor e a seguir borrifadas nas roupas de cama.

+Os 3 principais hidratantes caseiros para cabelos crespos

Óleo da árvore do chá: tratamento para piolhos

Para ser eficaz, a loção deve conter pelo menos 2% de óleo da árvore do chá. O ideal é adicionar em maior concentração quando há muitos piolhos, mas é uma alternativa mais natural à permetrina e outros inseticidas que podem ser usados. Misture com óleo de amêndoas doces, e aplique nos cabelos, massageie bem e cubra por duas horas. Depois, é necessário passar o nit. Além disso, pode ser uma boa opção adicionar algumas gotas de óleo essencial da árvore do chá ao shampoo como um preventivo. Após 5 dias você deve repetir o procedimento.

+Os superpoderes do mel para turbinar sua saúde e imunidade

Óleo de Ylang Ylang para um banho relaxante e afrodisíaco

É o óleo mais zen de todos. É antiestresse, calmante, traz positividade e felicidade. Combine 15 gotas de óleo essencial de ylang ylang com 10 gotas de óleo essencial de gerânio e 4 gotas de óleo de toranja em duas xícaras grandes de sal (sais de Epson são ideais, mas se não, sal pode ser usado gordura) para uma grande banheira inteira. Tem de os colocar na banheira com água quente e antes de entrar esperar que os sais se dissolvam.

+É rápido e fácil: aprenda como fazer torta de batata no micro-ondas

Óleo de eucalipto para descongestionar o trato respiratório

É o óleo descongestionante essencial por excelência, ideal para constipações e quando temos dificuldade em respirar. Para isso, é aconselhável adicionar uma gota de óleo essencial na água para lavagem do nariz (não em bebês ou em crianças menores de 3 anos). A água de lavagem a utilizar é uma solução salina e a concentração máxima é de 1%.

+Todos os benefícios do óleo essencial de amêndoa

Óleo de hortelã-pimenta para enxaqueca e dor de cabeça

A opção é misturar óleo de amêndoa doce com algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e massagear a têmpora, a testa e atrás das orelhas com a ponta dos dedos levemente untada com esse óleo para evitar dores de cabeça e enxaquecas. As pessoas que geralmente sofrem de enxaqueca sabem, desde os primeiros sintomas, que em breve sofrerão. Por isso, deve ser massageado o mais rápido possível para evitar que apareça.

+Cabelo caindo muito? Veja o que pode ser e como tratar

Óleo de cravo para dor de dente

Possui propriedades anestésicas, por isso é um bom aliado para dores em geral. Basta molhar algumas gotas de óleo essencial de cravo em uma bola de algodão e aplicá-la no dente ou dente dolorido. Em pouco tempo essa dor diminuirá. Pode ser usado como um cotonete (algodão envolto em gaze para estancar pequenas hemorragias).

PODE LHE INTERESSAR