Desempregado? Como buscar vagas de emprego sem precisar sair de casa

Autor:

Publicada em


Desempregado? Como buscar vagas de emprego sem precisar sair de casa
Desempregado? Como buscar vagas de emprego sem precisar sair de casa

Desempregado? Como buscar vagas de emprego sem precisar sair de casa. Como profissional, é preciso saber como procurar por novas oportunidades de emprego no mercado quando necessário.

Mesmo que você não se sinta completamente confortável com as plataformas de aplicação em vagas, provavelmente conhece algumas tendências e os meios mais utilizados.

A Page Personnel pretende esclarecer todas as suas dúvidas em relação à procura de emprego, tanto online como offline.

No mundo digital atual, os meios offline estão claramente decadentes. O LinkedIn é a principal plataforma online utilizada atualmente pelos recrutadores e gestores e, no Brasil, existem mais de 29 milhões de usuários.

Veja também: Emprego: aprenda como montar um currículo perfeito

No entanto, nem todos o utilizam eficazmente ou não sabem como obter o melhor rendimento da ferramenta. Para aprender a utilizar o LinkedIn da melhor forma, leia abaixo algumas dicas.

Comece com confiança

Para se destacar perante os recrutadores, é essencial ter um perfil online atualizado e que se destaque. Lembre-se sempre de manter suas informações o mais recente possível.

Forneça detalhes relativamente às suas funções anteriores e inclua a terminologia do seu setor. Lembre-se de adicionar as suas competências técnicas e interpessoais.

Mencione também as línguas que fala e os certificados que detém e peça recomendações aos seus colegas atuais ou anteriores. Também é importante ter uma foto de perfil profissional, visto que a plataforma é exclusivamente para este fim.

Pesquisa personalizada

Os meios de pesquisa de emprego estão em evolução constante e introduzem novas opções para tornar o processo mais conveniente diariamente.

É possível adaptar as suas opções de pesquisa de acordo com as suas experiências, competências e objetivos. Insira as palavras principais e mais importantes de acordo com a sua experiência e competências.

Tente expandi-las para que a sua pesquisa não seja muito limitada. Por exemplo, se a sua função atual é Finance Manager, procure por Finance Coordinator. Se a mudança de localização não é um problema, escolha várias cidades ou regiões para aumentar as suas opções.

Seja paciente e leia atentamente

Não passe rapidamente pelos diferentes pontos e não se foque apenas no título da função. Diferentes empresas podem utilizar diversos termos para uma mesma função.

Um Marketing Manager pode também ser referido por Marketing Strategist, Coordinator, ou Executive. Garanta que leu as descrições cuidadosamente para não perder uma oportunidade adequada ao seu perfil.

Contate os recrutadores

A forma mais rápida de captar a atenção de um recrutador é enviando-lhe um convite de LinkedIn. Desta forma, poderá também acompanhar as ofertas de emprego publicadas por ele nesta rede.

Pode também destacar o seu perfil de LinkedIn, indicando que está disponível para novas oportunidades. Contudo, caso esteja empregado e receie que o seu empregador atual verifique que está à procura de um novo projeto, deve pensar duas vezes antes de ativar esta opção.

O LinkedIn indica que se preocupa em ocultar este tipo de informação da sua empresa atual; no entanto, não é algo completamente garantido.

Veja também: Currículo e emprego: o que escrever nas qualificações para ir bem na seleção

Recorra aos métodos clássicos

O networking sempre foi e será útil na procura de emprego. É um método clássico que nunca irá cair em desuso.

Esta prática não está apenas relacionada com o número de contatos que tem no LinkedIn ou com a sua rede de relacionamentos, mas também com os contatos que podem te apresentar a pessoas em posições de recrutadores ou managers.

Para incrementar a sua rede, é necessário sair da zona de conforto. Apesar de ser algo desafiador para algumas pessoas, especialmente para as mais introvertidas, com algum esforço e prática é possível melhorar as suas competências sociais e de networking.

Comece com o seu círculo mais próximo

Se não se sente confortável para participar em eventos, comece a desenvolver as suas competências junto do seu círculo mais íntimo.

Fale com amigos e familiares, indicando que está à procura de um novo projeto e questionando-os sobre eventuais conhecimentos que possam ter.

Saia da sua zona de conforto

Frequentar eventos do seu setor, clubes sociais ou participar de cursos pode ter um impacto positivo na sua rede de contatos.

Desta forma, terá a possibilidade de conhecer novas pessoas que podem informá-lo relativamente às oportunidades que surgem nas suas empresas ou apresentá-lo a pessoas do seu setor ou recrutadores que conheçam.

Leia também: Nunca use essas palavras para se descrever no currículo ou entrevista de emprego

Mesmo que não obtenha uma oferta de trabalho imediatamente, pode conhecer histórias inspiradoras, exemplos de sucesso e fracassos e tirar lições para o futuro.

Fonte: Page Personnel