Descubra se Gengibre faz mal para os rins e como consumi-lo no dia a dia

Descubra se Gengibre faz mal para os rins e como consumi-lo no dia a dia. De uns anos para cá o gengibre ficou muito popular no Brasil. Aliás, muitos alimentos de origem asiática são cada vez mais adorados pelos brasileiros, em especial por quem quer manter um estilo de vida saudável.

No caso do gengibre, ele é interessante de todas as formas. Além de ser aromático e saboroso, combina com receitas doces e salgadas, e tem muitas propriedades nutricionais e medicinais.

Mas ainda assim algumas pessoas têm a dúvida se o gengibre faz mal para os rins. Será que faz sentido? Descubra a seguir.

Veja também: Receita de Chá de Hortelã com Canela e Gengibre para emagrecer

Gengibre faz mal para os rins, sim ou não?

Descubra se Gengibre faz mal para os rins e como consumi-lo no dia a dia
Descubra se Gengibre faz mal para os rins e como consumi-lo no dia a dia – Foto: Freepik

O gengibre é uma raiz tuberosa de sabor bastante intenso, fonte de magnésio, cobre, zinco e vitaminas. Faz bem para o organismo porque tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, além de ser um estimulador da digestão e acelerador do metabolismo.

Sua atividade termogênica faz com que ele aumente a temperatura corporal e faça o corpo gastar mais energia (e calorias) para voltar à temperatura normal. É nesse sentido que ele também atua em benefício do emagrecimento, quando consumido dentro de um estilo de vida saudável.

Mas, e quanto aos rins? Bem, até o momento, não há estudos científicos que condenem que gengibre faz mal para os rins. Aliás, é bem o contrário. Estudos publicados em revistas respeitadas, como Food and Chemical Toxicology e Indian Journal of Experimental Biology sugeriram que o gengibre ajuda a proteger os rins.

Em 2004 um estudo foi realizado com ratos de laboratório que receberam uma suplementação com gengibre e foi percebido que ocorreu uma proteção renal por conta da ação antioxidante do alimento.

Outros estudos detectaram que o gengibre também pode oferecer uma proteção dos rins contra os efeitos dos agentes de quimioterapia, que agridem muito o organismo da pessoa com câncer.

Porém, novos estudos sempre irão trazer diferentes resultados, então essa resposta pode mudar no futuro. Além do mais, é importante lembrar que cada pessoa tem um organismo que funciona de modo diferente, por isso o resultado que acontece em um, pode não acontecer em outro.

Teste pessoal

De modo geral, o que se pode fazer é testar. Se você tem boa saúde, nenhum problema renal, comece a inserir o gengibre nas suas refeições, de forma equilibrada, ao mesmo tempo em que faz uma mudança de hábitos alimentares com escolhas mais saudáveis.

Até porque o gengibre não vai fazer milagres sozinho. Ter boa saúde e qualidade de vida é o resultado de uma combinação de bons hábitos diários.

Então, para começar a sua mudança por uma vida melhor, confira agora algumas receitas com gengibre que vão ajudar a fortalecer a sua saúde dia após dia.

Leia também: Para emagrecer: como fazer suco detox de couve, limão e gengibre

Como consumir o gengibre no dia a dia

O equilíbrio é chave de tudo na vida. Então, não pense que começar a colocar gengibre em todas as refeições vai resolver os seus problemas de saúde.

Vá com calma, aos poucos, e percebendo como o seu organismo reage a tudo que você come. Conheça seu corpo. Veja agora algumas ótimas receitas com gengibre para experimentar e adicionar ao cardápio.

Sopa de abóbora com gengibre

Tem alguma coisa melhor do que uma sopa leve, quentinha, gostosa e saudável para comer no jantar? Essa é uma receita que cabe em praticamente qualquer dieta, além de ser bem fácil de fazer. Você vai precisar de abóbora, leite, gengibre, manteiga, tempero, sal, pimenta e requeijão. Acompanhe o preparo com esse vídeo da Drica na Cozinha:

Leite dourado

Essa bebida de origem indiana é um verdadeiro protetor do organismo, rica em especiarias que deixam o corpo mais forte e saudável, reduzindo processos inflamatórios.

O leite dourado é uma bebida vegana também. Leva leite vegetal, cúrcuma, gengibre, pimenta-do-reino, óleo de coco, canela e, se quiser, mel ou melado. Aprenda o passo a passo e tenha mais uma sugestão quentinha para tomar antes de dormir:

Suco de gengibre com limão

Para começar o dia com energia, a dica é essa receita de suco de gengibre com limão. Além desses dois ingredientes, também leva água e açúcar. Para ficar mais saudável, prefira usar um açúcar menos refinado, como o demerara. Veja como fazer a receita completa:

Fonte: Dicas Online

PODE LHE INTERESSAR