Descubra porque os batons foscos podem ser perigosos

Descubra por que os batons foscos podem ser perigosos
Descubra por que os batons foscos podem ser perigosos

Descubra por que os batons foscos podem ser perigosos

Os lábios são uma das partes mais sensíveis do nosso corpo. Por conta disso, precisamos ter muito cuidado com os produtos que usamos neles.

Precisamos ficar atentos com os produtos que colocamos nos nossos lábios, sejam batons, cremes, protetores gloss e tantos outros, principalmente com a chegada de novas fórmulas que chegam frequentemente no mercado e prometem que seus lábios ficam sensuais, marcantes e com uma cor vibrante. Você já se perguntou a troco de quê?

Sabemos que algumas mulheres não se importam com esses detalhes e não se importam muito com a qualidade do produto que usam.

>>Prepare seu próprio creme caseiro para hidratar sua pele no inverno

Porque os batons foscos podem ser perigosos

Talvez você não saiba mas, alguns cosméticos não são aquilo que prometem, a consistência dos batons foscos por exemplo estão entre as mais discutidas entre os amantes desse produto que se tornaram um boom da indústria da beleza. O problema é que eles contém vários ingredientes nocivos que podem prejudicar seus lábios.

Um deles é a cola e o silicone que cobre os poros impedindo a hidratação dos lábios e fazendo com que sua boca fique ressecada.

Outros ingredientes que precisamos ter cuidado são as ceras e óleos sintéticos e chumbos que são apontados como prejudiciais à saúde.

Normalmente a presença do chumbo está relacionada a cor, ou seja, a variedade de tons de esmaltes e batons pode ter um preço: a composição química, muitas vezes, é prejudicial à saúde.

>>Veja como fazer ambientador caseiro com amaciante de roupas

O chumbo é um metal pesado bioacumulativo, ou seja, acumula-se progressivamente na cadeia alimentar e não é eliminado com o tempo. É tóxico, cancerígeno, prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Pode afetar o sistema circulatório, levar ao desenvolvimento de anemia, intoxicação, gerar alterações neurológicas e do sistema reprodutor, além de disfunção renal.

Assim como outros metais pesados está presente na formulação de batons e outros cosméticos, isso porque eles compõem elementos como os pigmentos e corantes que constam nos mesmos. A quantidade de chumbo contida nos cosméticos é regulamentada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve ser menor que 0,6% em tinturas capilares e menor que 20 ppm nos demais cosméticos. Considerando as baixas concentrações permitidas, a quantidade absorvida seria muito baixa e incapaz de produzir danos à saúde.

>>Shampoo de cebola: um aliado na prevenção da queda de cabelo

Dicas importantes

O chumbo é considerado um “contaminante” que está presente nos vestígios dos materiais base e pigmentos que constituem o produto. Ou seja, para saber temos que pesquisar, seja na internet, por meio dessas pesquisas que testam os cosméticos ou seja pesquisando realmente em laboratórios de testes.

Porém, alguns cuidados podem ser hábitos saudáveis para reduzir o contato com o chumbo, mesmo sem ter a certeza se ele está contido ou não nos cosméticos:

1- Evitar delineadores tradicionais. Uma pesquisa nos EUA mostrou que a quantidade de chumbo nos delineadores mais antigos (kohl, kajal e surma) possuem quantidades altas de chumbo;

2- Use o batom com cores nudes mais frequentemente. O batom é o motivo mais comum de preocupação em relação ao chumbo em cosméticos, porém uma informação é super importante, quanto mais escuro (principalmente vermelho) o seu batom for, maior a chance de haver grandes quantidades de chumbo nos pigmentos.

Por isso, quando for comprar seu batom, busque aquele que seja o mais natural possível e livre de produtos que prejudiquem sua pele e sua saúde e confira minuciosamente os seus componentes e jamais compre produtos de marcas que não sejam da sua confiança.

>>Aprenda como usar o óleo de Neem para tratar acne 

PODE LHE INTERESSAR