Descubra os benefícios de ter um gato como animal de estimação

Descubra os benefícios de ter um gato como animal de estimação
Descubra os benefícios de ter um gato como animal de estimação. © iStock

Descubra os benefícios de ter um gato como animal de estimação

Os animais de companhia comprovadamente melhoram a qualidade de vida de seus donos. Eles envolvem responsabilidade e cuidado, mas eles retornam aquele esforço que fazemos por eles em espadas.

Muitas vezes escolher entre um gato e um cachorro não é uma opção, dependendo das necessidades do dono. Algo semelhante acontece com o destino de férias, você é da praia ou da montanha, não há opção melhor que outra, mas uma questão de identificação e gosto pessoal. Os donos de cachorros dirão que eles são leais, amorosos e protetores, e os de gatos são fáceis de cuidar, independentes e fofinhos. Ambas as partes estão certas, trata-se de saber o que você prefere e o que você pode oferecer.

4 benefícios para a saúde de ter um animal de estimação

Gatos de raça pura ou com pedigree

Se você está procurando um gato com pedigree, existem cerca de 60 espécies para escolher. Os gatos de raça pura são algo, apenas algo, previsível. Eles geralmente exigem mais atenção do que outros gatos e algumas raças, como o gato siamês, costumam miar e ser travessos.

Se você gosta de voltar do trabalho e ficar um tempo com o gato no colo, brincando e mimando-o, os puros são mais predispostos, desde que sejam gatos mais velhos. É um tipo de animal que pode ajudar com as emoções e ajudar a curar alguns traumas emocionais. Quando as pessoas que têm gatos passam por uma situação de luto, o processo geralmente é mais rápido.

Ter um animal de estimação reduz o estresse, mas muitas vezes aqueles que têm um gato em casa têm pressão arterial mais baixa do que aqueles que não vivem com animais de estimação. Portanto, se você tem um gato em casa, tem menos chance de sofrer de doenças cardiovasculares.

Problemas com carrapatos? Saiba como eliminá-los de sua casa

Gatos sem pedigree

Se você vai a um abrigo para encontrar um gato, tem a vantagem de que ele será esterilizado. Gatos de raça pura costumam ter uma saúde mais delicada do que gatos vadios pois existe a possibilidade de haver laços de sangue entre eles.

Os gatos inspiram emoções positivas, de alegria, ternura ou felicidade. Para alguma coisa, vídeos ou fotos de gatinhos são os mais procurados e vistos na Internet. O ronronar do seu gato pode curar e curar, sim, conforme você lê, a frequência vibratória do ronronar dos gatos pode estimular o processo de cura em lesões de tendões e músculos. Por ter um efeito relaxante, também alivia a dor e algum desconforto.

Dicas infalíveis para remover umidade dentro de casa

Efeitos terapêuticos de gatos em crianças

Contato físico entre crianças e animais de estimação estimula muitos aspectos de seu crescimento. A sociabilidade é uma das mais mencionadas, mas também conferem proteção e aumentam os níveis de ocitocina no sangue. Esse hormônio estimula as relações sociais, fortalecendo o vínculo e melhorando aspectos do comportamento, como transtornos obsessivos ou repetitivos.

Em algumas ocasiões, também foi constatado que melhora a entonação da criança ao falar, quando ela tem um gato em casa, além de influenciar positivamente sua forma de se relacionar com o mundo exterior.

PODE LHE INTERESSAR