Descubra os benefícios de ter boas bactérias intestinais

Descubra os benefícios de ter boas bactérias intestinais
Descubra os benefícios de ter boas bactérias intestinais. © isTock

 

Descubra os benefícios de ter boas bactérias intestinais

As boas bactérias em seu intestino têm sido associadas a uma série de benefícios, incluindo saúde imunológica, sono melhor, prevenção do câncer e controle de peso. Agora, pesquisas recentes destacam que também é um aumento potencial para a saúde do coração.

A análise se concentra em um micróbio específico chamado Eubacterium limosum, às vezes chamado de E. limosum, que demonstrou acalmar a inflamação no trato digestivo. Pesquisadores da Ohio State University rastrearam a atividade da bactéria e descobriram que ela também reduz a produção de uma substância química chamada trimetilamina, que pode obstruir as artérias.

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Embora não elimine o problema, pode ter um grande impacto na redução do risco de doenças cardíacas. Isso afeta a saúde, evitando que um composto problemático piore; e isolar o micróbio é um passo para a criação potencial de um produto terapêutico que poderia ser usado para a prevenção de doenças cardíacas.

A trimetilamina é produzida como um subproduto quando o corpo metaboliza os alimentos, e alguns tipos de bactérias não benéficas no intestino interagem com nutrientes específicos.

No caso dos atletas, entre esses nutrientes está a L-carnitina, composto químico encontrado em carnes e peixes, que também é utilizado como suplemento nutricional para melhorar a recuperação após o exercício. Com base nessa pesquisa, você pode estar aumentando o risco de aterosclerose sem E. limosum suficiente para neutralizar a produção de trimetilamina.

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Mas ainda há muito a aprender sobre esses micróbios e como eles funcionam durante o metabolismo, então você não precisa desistir de seu suplemento de L-carnitina se ele estiver funcionando para você.

Que outros benefícios trazem as boas bactérias intestinais?

No entanto, você pode querer fazer mais para melhorar sua saúde geral do intestino, considerando que este não é o primeiro estudo a vincular o microbioma intestinal aos resultados cardiovasculares. Um estudo da Circulation, publicado originalmente em março de 2017, observou então que os micróbios intestinais podem melhorar ou prejudicar a função cardíaca dependendo da composição do seu microbioma.

Em outro estudo no European Heart Journal, publicado em maio de 2018, mulheres de meia-idade com baixa diversidade bacteriana apresentaram níveis mais elevados de inflamação e rigidez arterial, o que levou esses pesquisadores a sugerir focar na saúde intestinal como uma forma de tratar problemas cardíacos relacionados com a idade.

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Além disso, os micróbios em seu intestino podem alterar a maneira como ele armazena gordura, equilibra os níveis de glicose no sangue e protege contra patógenos. Alguns especialistas até apontaram que pode ajudar a melhorar o desempenho nos exercícios.

Melhorar a saúde intestinal começa com a comida: consumir frutas, vegetais, fibra integral, iogurte e kombuchá são boas opções, mas um microbioma saudável também depende de outros hábitos saudáveis, como atividade regular, sono de qualidade, níveis reduzidos de estresse, menos açúcar, e consumo moderado de álcool. Mas, basicamente, todas as táticas que você seguiria para melhorar a saúde geral também darão às bactérias boas em seu intestino exatamente o que elas precisam.

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