Descubra como usar e as propriedades da vaselina

Descubra como usar e as propriedades da vaselina
Descubra como usar e as propriedades da vaselina. © Freepik

Descubra como usar e as propriedades da vaselina

A vaselina é um derivado do petróleo com propriedades emolientes, suavizantes e altamente hidratantes. Também chamada de “vaselina”, é inodoro e possui uma textura muito cremosa. Hoje mostramos todos os usos da vaselina na beleza e os benefícios que ela traz para a saúde. Você ficará surpreso com os resultados!

Descubra agora como usar e as propriedades da vaselina

Embora possa deixar uma sensação pegajosa no início, sua pele ficará macia como a seda mais tarde. Vamos dar uma olhada em cada uma de suas propriedades, que vão desde auxiliar na cicatrização de feridas até consertar uma fechadura.

+Descubra os benefícios das máscaras de abacate no rosto e no cabelo

Benefícios para a saúde e beleza

Para os cílios. Para hidratar profundamente os cílios e estimular o seu crescimento, espalhe uma camada de vaselina todas as noites. Também funciona como substituto da cola se aplicar um pouco na base do cílio.

Para os pés. Para deixar os pés macios, basta massagear com um pouco de vaselina, calçar umas meias e deixar durante a noite. No dia seguinte, você ficará surpreso com as mudanças na derme!

Nas articulações. Freqüentemente, articulações como cotovelos e joelhos sofrem por não se apoiarem, ressecando e ficando feias. A vaselina melhora sua aparência e cor esbranquiçada, além de aliviar a aspereza.

+Fórmula do cabelão: esses ingredientes naturais irão turbinar seu cabelo

Quem não corta os lábios no inverno? A vaselina é um excelente remédio natural para hidratar os lábios, evitar rachaduras e dar brilho. Além disso, você pode preparar o glitter em casa; Derreta a vaselina, misture com um ingrediente como o chocolate e espere esfriar, para ficar com um sabor de chocolate muito agradável.

Hidratante. A pele seca se beneficia ao máximo com este extrato vegetal, mas é recomendável combiná-lo com outros produtos, como aloe vera, para aumentar seus benefícios.

Desmaquillante. O álcool causa ressecamento, então a vaselina é melhor, pois também umedece e remove a maquiagem facilmente. Da mesma forma, manchas de maquiagem deixadas na roupa podem ser removidas com uma pequena quantidade do líquido viscoso, esfregando e enxaguando com água.

+Máscaras de arroz para deixar seu cabelo mais liso, longo e brilhante

Promove a cura. Se você cair da bicicleta ou após uma cirurgia, ajuda a reduzir o tamanho das cicatrizes graças às suas propriedades regenerativas.

Para combater a caspa, esfregue bem com vaselina para reduzir a coceira. Remova o excesso com seu shampoo usual.

Alivia a vermelhidão causada após a depilação, previne a formação de espinhas e reduz a coceira da irritação.

Esfoliante. Prepare uma máscara com um pouco de vaselina líquida e açúcar para esfoliar naturalmente a parte do corpo que deseja amaciar, sejam as mãos, rosto ou lábios. Aplicar massageando suavemente e retirando com água morna. Para finalizar, acalme a derme com óleo de amêndoa.

+Cinco frutas com poder antienvelhecimento para incluir em sua dieta

Para mãos e unhas. Esses dois são os que mais atuam ao longo do dia e entram em contato com substâncias que os alteram e descascam. Com um creme à base de vaselina resolvemos muitos problemas das mãos e cutículas das unhas.

Tintura de cabelo. Se você espalhar na pele perto do couro cabeludo, ele cria uma camada que o protege contra tinturas. Além disso, você não vai ficar manchado.

Como pomada de massagem, uma vez que a sua textura untuosa produz prazer quando é espalhada pelo corpo, ao mesmo tempo que proporciona maciez após o tratamento.

+Aprenda a fazer máscara de aloe vera com mel para combater sinais de envelhecimento

Para as sobrancelhas. Aplique um pouco de vaselina para fixá-los no lugar.

Outras propriedades da vaselina

Prolonga a duração de um perfume se uma pequena camada for depositada primeiro no pescoço ou na área a ser aplicada.

Nas tatuagens, a vaselina ajuda a preservar a cor, além de promover a cicatrização, hidratação e maciez da área tatuada.

Limpe as roupas de manchas de maquiagem. Esfregue vaselina pura na mancha e enxágue com água morna.

Para dar brilho às roupas de couro. É útil tanto para jaquetas de couro quanto para calçados, tênis e bolsas. Aplique, deixe penetrar e sua vestimenta ficará brilhante.

+Aprenda como aromatizar o ambiente com alecrim

O mais comum de todos é o refinado, que você verá em lubrificantes e produtos cosméticos, mas existem muitos tipos que diferem na composição.

Origem e características da vaselina

Os benefícios que a vaselina proporciona no mundo da estética são inúmeros, todos nós os conhecemos. No entanto, muitos não sabem qual é a sua origem. Não é nem mais nem menos que um dos derivados de petróleo mais populares da atualidade. A sua fabricação baseia-se na submissão ao vapor com posterior filtração. Os fósseis nos deram essa iguaria purificada de seus hidrocarbonetos semissólidos.

À primeira vista, pode parecer estranho usar um derivado do petróleo para fins terapêuticos ou cosméticos, mas suas propriedades higroscópicas e protetoras o tornaram um dos remédios mais populares para a secura. Além disso, é totalmente inofensivo e não põe em perigo a saúde.

+3 poderosas infusões naturais para melhorar a circulação sanguínea

Vaselina para pés

O cuidado com a derme é o principal uso que se dá à vaselina pura, tanto na pele do rosto como no corpo ou lábios. Ao mesmo tempo, os fabricantes de cremes e pomadas o integram em sua composição natural para hidratar as camadas mais profundas, como emoliente e para proteger a pele das intempéries, do calor e do frio.

Mulheres e homens podem se beneficiar com este produto de beleza. Além disso, outra vantagem é o baixo custo de aquisição, já que é muito mais barato que os cosméticos tradicionais.

Onde comprar e a que preço?

Você pode comprar vaselina sólida ou líquida em farmácias e parafarmácias, ou em supermercados, embora seja de qualidade inferior. Alguns centros especializados em saúde e beleza também o vendem.

PODE LHE INTERESSAR